Brasil está na briga por dois cinturões no boxe

O boxe brasileiro viverá dois momentos distintos nos próximos meses. E grandiosos. O peso pena Valdemir Sertão Pereira e o leve Acelino Popó Freitas terão missões difíceis em ringues norte-americanos.

Os dois maiores nomes do boxe nacional da atualidade foram campeões no ano passado, mas não tiveram um bom segundo semestre. Sertão perdeu seu título e a invencibilidade na primeira defesa e não lutou mais. Popó, depois de bater em abril o americano Zahir Raheem, no Foxwoods Resort, em Mashantucket, anunciou a aposentadoria, mas voltou atrás três semanas depois.

Sertão luta dia 16 em Rockingham Park, Salem, New Hampshire, contra o americano Eric Aiken. O duelo será uma eliminatória pelo cinturão dos penas da Federação Internacional de Boxe.

E também uma revanche. Em maio de 2006, Aiken tirou de Sertão o título mundial que conquistara em janeiro. Sertão acabou desclassificado no 8º round por aplicar uma série de golpes baixos em Aiken. Quem vencer garantirá o direito de disputar mais uma vez o cinturão.

Sertão, de 32 anos, soma 24 vitórias (15 nocautes); Aiken, 26 anos, tem 16 vitórias (12 nocautes) e 5 derrotas. Está prevista transmissão ao vivo pelo canal ESPN, dentro do programa Friday Night Fights.

Popó terá um rival ainda mais perigoso e, talvez, o maior obstáculo em sua vitoriosa carreira. Aos 23 anos, Juan Diaz permanece sem derrota após 31 duelos. É o atual campeão dos leves pela Associação Mundial de Boxe e apontado, pela crítica norte-americana como favorito diante do brasileiro.

O combate está previsto para 28 de abril, provavelmente, em Las Vegas, uma semana antes de Oscar De La Hoya x Floyd Mayweather, forte candidato a ser o melhor combate do ano. A preferência de Popó é lutar no ringue do Foxwoods Casino, em Mashantucket, onde já se sagrou campeão em três oportunidades.

Voltar ao topo