Brasil e Guatemala assinam acordos de cooperação

O Brasil e Guatemala firmaram acordos de cooperação técnica nas áreas de educação, combate à aids, produção de frutas tropicais e produção de etanol. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Oscar Berger assinaram acordos para implementar a segunda fase do projeto Bolsa Escola e dar continuidade ao programa Alfabetização Solidária no país da América Central.

Outros convênios prevêem a cooperação na área do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Aids, a transferência de técnicas para produção de frutas tropicais e um protocolo de intenções para produção e uso de etanol. Na cerimônia, os chefes de Estado reafirmaram o compromisso de cumprir as Metas do Milênio e de erradicar a fome e a pobreza até 2015.

Em visita oficial à Guatemala, o presidente Lula foi recebido no Palácio Nacional da Cultura pelo presidente Oscar Berger. O líder guatemalteco disse que a presença brasileira é um símbolo de amizade e cooperação entre as nações. Já o presidente Lula afirmou estar convencido de que as relações entre a Guatemala e o Brasil ganharão novo impulso a partir desses encontros.

Lula disse que há muitas possibilidades de acordo e que o Brasil tem o compromisso de partilhar os seus conhecimentos científicos, tecnológicos, agrícolas e industriais. O objetivo, segundo o presidente, é estabelecer parcerias nas "boas e bem-sucedidas experiências dos países".

Lula convidou Oscar Berger a visitar o Brasil no início do próximo ano e afirmou que espera firmar novos acordos. "Espero que possamos firmar novos acordos e estreitar ainda mais nossas relações", acrescentou.

Voltar ao topo