Bonilha assume a Prefeitura de Curitiba

O procurador-geral do Município de Curitiba, Ivan Bonilha, assinou ontem, 21, o termo de compromisso de posse para substituir o prefeito Beto Richa (PSDB) a partir do próximo sábado, 24. A solenidade foi na Câmara Municipal de Curitiba.

Beto Richa viaja sábado para Bonn, na Alemanha, onde participa da COP 9, a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Bonilha assumirá a prefeitura pela primeira vez. Sua posse foi possível graças a uma mudança feita na Lei Orgânica de Curitiba, em março deste ano. A modificação estabeleceu que, em caso de ausência do prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara Municipal e vice-presidentes, o procurador-geral assume a prefeitura. Pela legislação anterior, outros vereadores poderiam tomar posse como prefeito.

Desta vez, Beto viajou e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), também se licenciou. Na Câmara Municipal, o presidente da mesa executiva, João Claudio Derosso (PSDB), e os dois vice-presidentes, vereadores Tito Zeglin (PDT) e Ademir Manfron (PP) também se afastaram. Ducci e os vereadores deixaram seus cargos porque serão candidatos nas eleições de outubro e se assumissem no lugar de Beto poderiam ser enquadrados na lei das inelegibilidades. A legislação eleitoral não permite a candidatura daqueles que assumirem o Executivo no período anterior à eleição.

Bonilha fez um juramento de posse na Câmara Municipal. ?Assumirei o cargo com a certeza da transitoriedade e com a responsabilidade de manter a administração funcionando corretamente. Estarei no cargo respeitando quem de fato tem o poder, concedido pelos votos na eleição?, afirmou.

Voltar ao topo