Bombeiros salvam 17 no 1.º fim de semana da Operação Verão

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realizaram, no primeiro fim de semana da Operação Viva o Verão no Litoral do Paraná, quatro vezes mais salvamentos que na Operação do ano passado. Ao todo, de sexta-feira a domingo, 17 pessoas foram retiradas da água pelos guarda-vidas. No ano passado tinham sido feito quatro salvamentos. De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, relações públicas do Corpo de Bombeiros, isso demonstra que os veranistas estão mais descuidados com a própria segurança quando entram na água.

A orientação do Corpo de Bombeiros é que as pessoas evitem entrar no mar quando perceberem que a agitação da água esteja grande. "O indicado é que as pessoas se banhem próximo de onde está um posto de guarda-vidas e que, se possível, conversem com os bombeiros sobre as condições do mar antes de entrarem na água, principalmente se estão com crianças", avisou ele. Em todo o Litoral paranaense são 95 postos de guarda-vidas. Em caso de necessidade, o socorro pode ser acionado pelo telefone 193. "É importante que todos tomem os devidos cuidados porque um descuido pode ser fatal", disse ele.

Horário

Outra recomendação do Corpo de Bombeiros aos veranistas é que observem o horário para entrar no mar. Das 8 horas da manhã às 8 horas da noite há plantão dos guarda-vidas na orla. Eles estão nas praias neste horário todos os dias da semana.

"Fora destes horários não é adequado entrar no mar, seja por causa da pouca visibilidade, seja em razão da ausência dos bombeiros. É um risco que a pessoa corre desnecessariamente", advertiu o oficial. Segundo o tenente Pinheiro, o efetivo do Corpo de Bombeiros está preparado para realizar qualquer tipo de salvamento. 

Voltar ao topo