BNDES informa que aprovará financiamento de aviões se a Varig der garantias

Rio de Janeiro – Se a Varig fornecer as garantias necessárias, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá aprovar em até dois meses a operação de financiamento para a compra de aviões da Embraer. A informação é do presidente do BNDES, Demian Fiocca, que descartou a possibilidade de transformar esse financiamento em participação acionária na Varig.

Fiocca disse que a linha de crédito lançada pelo BNDES está "bastante afinada" com as necessidades das empresas aéreas brasileiras, mas garantiu que ela não foi criada para ajudar especificamente a Varig. Ele não quis adiantar detalhes das negociações: ?Normalmente, nós anunciamos os projetos somente quando eles são aprovados. A partir daí, tornam-se contratos públicos e nós podemos anunciar?.

Segundo Fiocca, ?a linha para o financiamento de aeronaves de produção nacional é também uma estruturação financeira que permitirá às empresas adquirir mais aeronaves, além de dar ao BNDES maior segurança do ponto de vista do risco do crédito". E acrescentou: "A linha vem sendo desenvolvida ao longo de vários meses, em discussões que inicialmente nem se deram com a participação da Varig, mas sim com outras empresas do setor, que se mostraram interessadas em adquirir aeronaves nacionais. Então, não é um financiamento para a Varig. É para todo o setor de aviação nacional que já vinha sendo desenvolvido?.

Voltar ao topo