BIRD aposta em crescimento de até 4% para a América Latina

Brasília – O Produto Interno Bruto (PIB) – que significa a soma de todas as riquezas produzidas – da América Latina deve variar entre 3% e 4%. A avalição é do vice-presidente do Banco Mundial para a região da America Latina e Caribe, David De Ferranti.

Segundo ele, o aumento do PIB na região deverá ser considerável, já que no ano passado os resultados ficaram aquém do estimado. “Entre os países da América latina, o Brasil é o que tem uma das melhores perspectivas.”

Segundo o representante do BIRD, 2004 e provavelmente 2005 serão anos de recuperação econômica não só no Brasil, mas também no mundo, especialmente por causa do desempenho do mercado chinês, cujas perspectivas também são otimistas.

“Entretanto, ainda temos algumas dúvidas sobre 2005, mas a previsão é que as coisas estão mesmo melhorando”. Segundo De Ferranti, o Brasil poderá receber mais investimentos neste ano. “Com relação ao cenário político, obviamente os altos e baixos podem afetar o progresso econômico. Mas em relação à economia o crescimento tende a continuar”.

Voltar ao topo