BID financiará estudo de nova ponte entre Brasil e Paraguai em Foz

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) está disposto a financiar, sem custos, um estudo de viabilidade econômica para a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, na fronteira de Foz do Iguaçu. O estudo poderá ser feito por um consultor indicado pelo banco e com prazo de execução entre um e quatro meses.

Esse é o principal resultado da segunda reunião da comissão técnica formada pelos dois países (Brasil e Paraguai), realizada na última sexta, 27, em Assunção. Os brasileiros foram representados por técnicos do Ministério de Transportes, da Ferroeste e da Receita Federal, além funcionários da embaixada brasileira na capital paraguaia.

O prefeito de Presidente Franco, Blas Francisco Barboza, participou da reunião junto com outros 13 paraguaios, entre políticos, diretores e técnicos dos ministérios de Obras Públicas, Relações Exteriores, das administrações de Navegação e Portos e da aduana paraguaia.

Aos paraguaios, a delegação brasileira explicou que o estudo de viabilidade pode se iniciar nos próximos ainda no primeiro semestre de 2004 e que gestões junto ao BID podem adiantar a sua conclusão.

A comissão decidiu ainda que adiantará também os estudos de impacto ambiental nas duas margens do rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai).

Os órgãos de meio ambiente dos dois países, Ibama (Brasil) e Secretaria del Ambiente (Paraguai), devem se reunir ainda em março para definir detalhes da execução do estudo ? que será inédito por se tratar de uma área fronteiriça.

Somente após os estudos ambientais que a comissão definirá o local exato da obra que será construída entre a cidade paraguaia e o Porto Meira ? região sul de Foz do Iguaçu.

A comissão também elaborou um cronograma de atividades até a conclusão da obra. A previsão é de que os estudos e projetos se concluam até setembro deste ano e que a licitação seja lançada até 15 de setembro.

O processo licitatório, entre apresentação das propostas, avaliação e contratação da empresa vencedora ? deve começar em novembro de 2004 e terminar em fevereiro de 2005.

O início da construção, conforme o cronograma, está previsto para março de 2005 e o término, após dois anos, para março de 2007.

As decisões costuradas em Assunção serão aprovadas na próxima reunião da comissão técnica, marcada para o dia 13 de abril, em Foz do Iguaçu.

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