Berzoini e Pont discutem sobre postura do PT em relação a deputados cassáveis

Os dois candidatos à presidência do PT, Ricardo Berzoini e Raul Pont, mostraram há pouco, durante debate realizado na sede do partido em São Paulo, discordâncias com relação à postura a ser adotada pela legenda no caso da renúncia de parlamentares petistas acusados de participarem do esquema do mensalão.

Para o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Raul Pont, todos os petistas que renunciarem devem perder a legenda para disputar as eleições de 2006. Já Berzoini defende que os casos sejam examinados separadamente, pois acredita que o processo de investigação do Congresso Nacional tem sido carregado por interesses também políticos.

"Se depender de mim, se houver renúncia, que eu não acredito que haja, nós deveremos tratar caso a caso, examinando seus fundamentos e se pronunciando sobre isso", defendeu Berzoini. Segundo ele, a perda da legenda só será justificável para aqueles parlamentares que se utilizarem da renúncia como artifício para fugir da cassação.

"O que temos visto até agora é muita fúria em relação aos parlamentares petistas e muito pouco rigor em relação aos demais partidos", afirmou Berzoini. Já Pont acredita que qualquer ato de renúncia será uma atitude para se defender do processo de investigação, o que imediatamente justifica a perda da legenda. "Continuarei defendendo essa posição sem tirar dos companheiros o direito de defesa e do contraditório", disse Pont.

Voltar ao topo