Berzoini diz que proposta de jurista é sem coerência

São Paulo (AE) – O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou hoje que a proposta do jurista Miguel Reale Jr. de pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "incoerente". "É uma proposta incoerente, de uma pessoa que tem vínculo com a oposição e se esconde na posição de suposto jurista para esconder sua posição partidária", reagiu.

Na avaliação de Berzoini, a posição de Reale Jr. é contraditória porque ele foi ministro do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Ele deveria é ter pedido o impeachment de FHC", disse.

O presidente nacional do PT lembrou que o partido acusou o a gestão Fernando Henrique de liberar verbas para barrar comissões parlamentares de inquérito (CPIs), mas não se conseguiu provar.

"É estranho que, agora, ele (Reale Jr.) se pronuncie a esse respeito." Berzoini eximiu Lula de qualquer participação no episódio de retirada de assinaturas para a prorrogação da CPI dos Correios.

"Posso assegurar que foi a base aliada que se mobilizou nesse sentido", afirmou. Ele disse também que a liberação de verbas é sempre maior no fim do ano. "Há várias semanas, existe uma movimentação de liberação de verbas porque é final de ano. Isso é normal."

Berzoini continuou: "Final de ano também é um período de maior movimentação de parlamentares para liberar suas emendas e não houve liberação de recursos discrepante neste período."

O presidente nacional petista classificou a prorrogação da CPI de "manobra da oposição, que quer usar as CPIs como palco de disputa eleitoral". Berzoini disse que a dilação não foi uma derrota da administração federal, mas uma manobra da oposição. "Vamos trabalhar com essa realidade", considerou.

Voltar ao topo