Berzoini deixa presidência do PT; Marco Aurélio Garcia assume cargo

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) anunciou em entrevista coletiva que se licenciou do cargo de presidente nacional da legenda, após se reunir com a Executiva Nacional do partido durante seis horas na sede nacional do partido em, São Paulo. O cargo de presidente do PT será ocupado por Marco Aurélio Garcia, que acumula a coordenação nacional da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Berzoini, a decisão tem o objetivo de "garantir a unidade e coesão do PT". "No calor da campanha, esses fatos e versões vêm sendo utilizados por aqueles que querem impedir o Brasil de continuar avançando para uma democracia plena, com justiça social", disse Berzoini, lendo uma nota encaminhada à militância do PT, referindo-se à participação de petistas na compra do chamado dossiê Vedoin. "Reafirmo que jamais incentivei determinei ou concordei com nenhuma forma de ilegalidade ou irregularidade nos assuntos que estiveram sob a minha responsabilidade, razão pela qual tenho total interesse no aprofundamento e conclusão das investigações", acrescentou o parlamentar.

Garcia e Berzoini disseram que não há previsão de quando o parlamentar poderá retornar à presidência do PT, assegurando apenas que Garcia permanecerá no cargo pelo menos até o segundo turno da eleição presidencial no dia 29.

Voltar ao topo