Beira-Mar acompanha depoimentos em tribunal do Rio

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chegou nesta quinta-feira (24) ao Rio para acompanhar os depoimentos de três testemunhas de defesa em um processo na 5.ª Vara Criminal Federal. Ele é acusado de lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e de crime contra o sistema financeiro. Amanhã, ele será julgado no 4.º Tribunal do Júri da Capital em outro processo, no qual é réu por associação para o tráfico de drogas. Preso em regime de isolamento no presídio federal de Catanduvas (PR) ele passará a noite no Rio em local não divulgado.

Beira-Mar conquistou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de acompanhar pessoalmente os depoimentos. A primeira vez que isso aconteceu, também no processo da 5.ª Vara Criminal Federal, foi em março, quando depuseram seis policiais que atuaram na prisão do advogado Paulo Roberto Cuzzuol, em 2004. Ele foi detido quando tentava entrar no Paraguai com US$ 320 mil. De acordo com a polícia, o dinheiro pertencia a Beira-Mar e o advogado atuava sob ordens do traficante.

O aparato de segurança utilizado hoje também não foi divulgado pela Polícia Federal (PF). Em março, pelo menos 50 agentes, doze carros e nove motos, além do avião que o trouxe, foram mobilizados no Rio para escoltar o traficante. O custo do deslocamento entre Catanduvas e o Rio foi estimado em R$ 50 mil só para combustível, segundo cálculos da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Voltar ao topo