Bancos começam hoje a abrir nova conta salário

A partir de hoje, os bancos estão obrigados a abrir conta salário, livre de tarifas, para todos os funcionários de empresas com as quais assinaram contrato de pagamento após 5 de setembro de 2006. Com isso, esses são os primeiros trabalhadores do setor privado que passam a ter o direito de escolher o banco onde receber o salário. "É a alforria para esses trabalhadores", comenta Marcos Crivelaro, professor e consultor de finanças pessoais. Até agora eram as empresas que decidiam onde o trabalhador recebia o salário. "As empresas perdem a carteira de seus funcionários como moeda de troca nas suas negociações com os bancos", diz Crivelaro.

Da conta salário o dinheiro pode ser automaticamente enviado para uma conta corrente do trabalhador em outro banco, sem CPMF nem taxa de transferência (DOC), explica Jorge Higashino, superintendente de Negócios Especiais da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Basta que o trabalhador informe a opção ao banco onde tem a conta salário e o próprio banco terá de se encarregar da tarefa. O trabalhador pode ainda continuar a receber o salário na conta corrente que já tem no mesmo banco ou passar a movimentar o salário apenas por meio da conta salário.

Para os funcionários de empresas que assinaram contrato de pagamento com o banco até 5 de setembro de 2006, a grande maioria, a abertura da conta salário tem prazo até 2 de janeiro de 2009. "O objetivo do governo é promover a concorrência e reduzir os juros", diz Amaro Gomes, chefe do Departamento de Normas do Banco Central.

Voltar ao topo