Bancários realizam 7ª rodada de negociações e devem decidir sobre greve

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários realizam hoje (3) a sétima rodada de negociações, dois dias antes do início da greve geral por tempo indeterminado da categoria. Os trabalhadores vão se reunir às 15 horas, em São Paulo.

Em nota divulgada ontem (2) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os líderes da categoria afirmam que ?caso os banqueiros não apresentem uma proposta séria que contemple aumento real de salários e de uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) maior, os trabalhadores devem referendar a greve em assembléias marcadas para esta quarta-feira?.

Na última rodada de negociações, realizada no dia 27 de setembro, a Fenaban propôs 2% de reajuste. Sobre a PLR, os banqueiros propuseram o pagamento de 80% do salário, mais R$ 816 de parte fixa, com R$ 500 caso o banco aumente a lucratividade em pelo menos 25%. A proposta foi considerada pelos banqueiros ?uma vergonha?.

O Comando Nacional orientou os sindicatos para que realizem assembléias amanhã (4) para votar a greve por tempo indeterminado a partir do dia seguinte. Ontem (2), bancários do Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco, Florianópolis e Maranhão não trabalharam. Em Porto Alegre, Bahia e Rio Grande do Norte as paralisações atingiram os bancos públicos.

Voltar ao topo