Xenon torna-se um diferencial de segurança

Foi-se o tempo em que comprar uma lâmpada de Xenon era sinônimo de gastar praticamente o preço de um Fiat Uno Mille. Hoje, este equipamento está bem mais em conta, facilitando sua venda a um número bem maior de consumidores. Comuns em modelos sofisticados e carros tunados, lâmpadas de xenônio vão aos poucos tomando lugar das halógenas, garantindo mais luminosidade e menos ofuscamento.

Podemos dividir a "era dos faróis de xenônio" em três momentos. O primeiro é que este item só equipava modelos de alto luxo, na sua maioria importada, sendo claro o sinal de sofisticação. O momento seguinte é a dos tunados: parte desta turma começou a equipar seus modelos com lâmpadas de "xênon" como um diferencial para deixar o carro ainda mais personalizado.

O terceiro e último momento é da popularização desse equipamento, que é mais eficiente, seguro e duradouro. Ele ilumina mais, aumentando a segurança dos ocupantes do carro e de quem (ou o que) estiver fora do automóvel (pessoas, animais, postes, outros veículos, etc.) e tem vida útil cerca de quatro a cinco vezes mais do que a lâmpada normal. Além disso, os faróis de xenônio ofuscam menos a visão dos outros motoristas.

Quando surgiram os faróis de xenon no mercado automotivo como item de sofisticação, eram instalados só em modelos topo de linha. Depois ganharam caráter mais esportivo, quando foram incorporados pelos adeptos do "tuning". Atualmente, as lâmpadas de xenônio vão conquistando espaço no mercado e começam a substituir as halógenas, por apresentarem algumas vantagens. A adaptação pode ser feita sem complicações, mas exige alguns cuidados do instalador.

Para entender as vantagens dos faróis de xenon é preciso conhecer suas principais diferenças em relação às lâmpadas halógenas. Segundo Ivan Lelis, gerente de marketing e produto da Divisão Automotiva da Philips, as lâmpadas halógenas usam filamentos incandescentes, que transformam energia elétrica em luz amarelada. E as lâmpadas de xenônio (gás nobre) têm funcionamento semelhante ao das fluorescentes. Não têm filamento e são alimentadas por reator de alta tensão, que, numa reação química, promove a colisão de íons e elétrons, gerando luz branca.

De acordo com Ivan, as lâmpadas de xenônio têm durabilidade quatro a cinco vezes maior do que as halógenas: uma dura até 4.000 horas e a outra, 800 horas. As lâmpadas de xenônio reproduzem luz mais intensa e branca, proporcionam cerca de 50% de redução de consumo de energia e emitem faixo que não ofusca a visão de outros motoristas. Para o gerente de marketing da Philips, o uso de lâmpadas de xenônio resulta em maior alcance e iluminação lateral, garantindo mais segurança.

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