X-Trail – Utilitário com jeito diferente

ja811.jpgMostrado pela primeira vez em 2001 como carro-conceito no Salão de Genebra e depois ao público brasileiro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro último, o Nissan X-Trail é o utilitário-esportivo que reúne, a um só tempo, as melhores características de um veículo fora-de-estrada com o desempenho de um esportivo.

Suas linhas são limpas e não há plásticos pretos nos pára-choques e laterais. No lugar deles, os grandes pára-choques são pintados na cor do carro, com os faróis de neblina acoplados nas extremidades da dianteira. Chama a atenção também a pequena grade do radiador com dois frisos cromados e a logo da empresa ao centro. Há cromados, ainda, nas maçanetas laterais e no friso de abertura da tampa do porta-malas. Não dá para negar que os estilistas capricharam no desenho do X-Trail.

ja812.jpgO painel tem desenho moderno. Aliás, o de instrumentos está localizado na parte central, podendo ser facilmente observado por todos os ocupantes do carro. O módulo é formado por três instrumentos circulares emoldurados com friso prateado. E espaço também não falta para a bagagem.

Estilistas dedicaram cuidados especiais na parte interna do novo Nissan. Embora o X-Trail acomode até cinco pessoas, quatro são transportadas com muito conforto. E põe conforto nisso. Há uma ampla área envidraçada que garante ótima luminosidade em seu interior, ajudada inclusive pelo teto solar panorâmico operado eletricamente.

ja813.jpgSegundo a Nissan, a versão comercializada no Brasil vem com bancos, volante, manopla do câmbio, alavanca do freio de mão e revestimento das portas em couro, trincos internos cromados, soleiras nas portas e pedais em alumínio, rádio CD player para seis discos, comando elétrico dos vidros/retrovisores externos/travas, volante com regulagem de altura, ar-condicionado automático, três tomadas de 12 volts distribuídas no interior do veículo, compartimentos para bebidas com climatização frio/quente e ainda um panorâmico teto-solar de 70cm de comprimento por 81cm de largura, o mais amplo da categoria.

Entre os itens de segurança, destacam-se os airbags frontais, o ABS em auxílio aos quatro discos ventilados, distribuição eletrônica de frenagem e assistência para frenagens
de emergência. O modelo é vendido na Europa e em alguns países da Ásia e da América Latina. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgAvaliado em trechos rodoviários e caminhos de terra, o recém-lançado X-Trail chega como uma opção abaixo do sofisticado Pathfinder e deve enfrentar rivais como Mitsubishi Airtrek, Honda CR-V, Toyota RAV 4 e Jeep Cherokee. Para quem pretende enfrentar terreno acidentado, uma boa notícia é a tração 4×4 com central. Mas de volta ao asfalto, o carro pede mais fôlego nas subidas, principalmente quando está carregado. Todas as versões são equipadas com rodas de 16 polegadas com pneus 215/65.

Para mover este a engenharia da marca japonesa escolheu um motor de quatro cilindros 16V da nova geração dotado do sistema de comando de válvulas continuamente variável (CVTC), potência de 180cv e torque de 25 kgfm (4.000 rpm). A receita permite que o modelo alcance a velocidade final de 193 km/h e acelere no 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, informa a montadora nipônica.

ja822.jpgEm nossa avaliação durante uma semana o modelo mostrou-se ágil na cidade e na estrada, fácil de dirigir e com ótima posição para o motorista.

Os 180 cavalos e 25 kgfm de torque a 4.000 rpm, são números suficientes para dar boa agilidade nas ultrapassagens, contanto que se pise fundo no acelerador. Mas nas subidas, com o ?sport-utility? carregado, é preciso mais atenção. Como a força máxima do motor é atingida em alta rotação, o câmbio automático poderia ter relações de marcha mais curtas. Durante o teste em trecho rodoviário, em subida, foi preciso engatar manualmente a segunda para o carro fazer ultrapassagem com segurança.

ja823.jpgAs credenciais para o fora-de-estrada são dadas pelo sistema de tração ?All Mode 4×4?, o mesmo utilizado em outros veículos de tração integral da Nissan. Com o ?All Mode?, o motorista pode selecionar o melhor tipo de tração, entre os quatro disponíveis, de acordo com as condições do terreno e em qualquer velocidade. O sistema é respaldado pela tradição de mais de 50 anos da Nissan em sistemas de tração integral.

E espaço também não falta para a bagagem. O porta-malas tem capacidade para 410 litros, mas com os bancos rebatidos pode formar uma superfície plana de 1.844 mm. Feito para andar em qualquer tipo de caminho, o X-Trail da Nissan revela no asfalto o conforto de um automóvel de luxo. O novo Nissan X-Trail tem preço sugerido de R$ 128 mil.

FICHA TÉCNICA

ja824.jpgMotor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote, 16V, injeção eletrônica multiponto

Cilindrada: 2.488 (cm³)

Potência: 180 a 6.000 rpm (cv)

Torque: 25,0 (kgfm) a 4.000 rpm

Taxa de compressão: 9,5:1

Câmbio: Automático, de quatro velocidades com conversor hidráulico de torque

Comprimento: 4,45 (m)

Largura: 1,76 (m)

Altura: 1,67 (m)

Entre-eixo: 2,62 (m)

Porta-malas: 410 litros

Peso: 1.435 kg

Suspensão: Dianteira: Independente tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: braços de alumínio e eixo rígido

Freios: Disco ventilado nas quatro rodas

Tanque: 60 litros

Preço: R$ 128.000,00

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