O pequeno Fox está nas concessionárias pronto para conquistar a preferência dos que desejam comprar um carro compacto com projeto atual. A frente do Fox lembra um pouco a do concorrente Chevrolet Corsa, sobretudo o conjunto óptico e os vincos do capô. Mas mesmo assim o carro tem característica própria assegurada pela grade e pelas linhas típicas da VW no pára-choque.
Os faróis de formato trapezoidal, com lentes plásticas e refletores de superfície complexa, têm estilo moderno e vem com piscas circulares e próximos da grade dianteira. A traseira de corte reto exibe lanternas com a extremidade superior na altura da base dos vidros e saliente tampa do porta-malas. As luzes de ré têm formato circular e as lâmpadas dos piscas são visíveis através do plástico transparente.
Seu painel de instrumentos foi inspirado no desenho dos carros de Fórmula-1. A pequena área em forma de semicírculo inclui velocímetro, tacômetro, relógio digital, indicador de combustível e hodômetro. Os instrumentos podem ser operados com facilidade pelo motorista porque estão localizados na região correspondente à metade superior do volante.
Uma curiosidade é que nos mostradores menores, os ponteiros desaparecem com a ignição desligada, assim como no Classe A da M-Benz. Outro ponto interessante é o volante de três raios multifunção, com os principais controles do sistema de som, disponível para as versões mais sofisticadas.
O revestimento é de tecido e não há chapas aparentes, pois a forração cobre todos os espaços. Tanto as portas quanto o painel possuem vários tipos de texturas e cortes em peça única, fator que ajuda a diminuir as áreas de atrito e, por conseqüência, o nível de ruído interno.
A posição elevada na frente contribui para um padrão de dirigibilidade mais segura e menos cansativa para o condutor. A parte inferior do painel forma uma prateleira que vai de uma extremidade a outra. A superfície do console central serve para guardar objetos do tamanho de uma caixa de lenço de papel. O aproveitamento do espaço interno é um dos pontos positivos do carro.
Sua modularidade permite rebater os bancos traseiros duas vezes e ampliar o espaço de carga no porta-malas de 260 l para até 1.216 litros. Outra inovação do Fox é que não há porta-luvas. Uma gaveta debaixo do assento do motorista cumpre a função. (BN)
Olho Clínico
Avaliado num trecho de aproximadamente 240 quilômetros, o novo VW Fox Sportline mostrou a boa dirigibilidade herdada do Polo e Golf. O banco do motorista com regulagem de altura permite encontrar a posição de dirigir com facilidade.
O modelo avaliado era equipado com motor 1.6 Total Flex, (101/103 cv dependendo do combustível usado), instalado na transversal e com tecnologia que permite rodar com álcool ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção. Pequeno e versátil, na cidade mostrou grande vocação para “driblar” os congestionamentos nos grandes centros. Em um trecho de estrada o Fox apresentou bom desempenho. As retomadas de velocidade, como em ultrapassagens, foram precisas e seguras. O câmbio de 5 marchas é o mesmo do Polo. E a alavanca de câmbio fica ergonomicamente bem posicionada, facilitando as mudanças de marchas pelo motorista.
Ainda conforme os dados da montadora instalada em S.José dos Pinhais (PR), o Fox 1.6 sai da imobilidade aos 100 km/h em 10,5 segundos, com 187 km/h de velocidade máxima. Seu consumo em trechos urbanos foi de 8 km/litro e na estrada 11 km/litro, sem ultrapassar os limites de velocidade previstos em lei. Por causa da grande área frontal, o carro é suscetível à ação dos ventos laterais, efeito sentido acima de 100 km/h. Apesar disso, a estabilidade é boa, principalmente em curvas. Os maiores trunfos do Fox são o sistema ASR (Adjustable Rear Seat), equipamento opcional que realiza o ajuste longitudinal do banco traseiro sobre trilhos, e a modularidade, recurso que permite rebater os bancos traseiros duas vezes e ampliar o espaço de carga no porta-malas de 260 l para até 1.216 litros. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor:
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linhaCilindrada:
1.599cm³Potência (cv):
101 (103*) a 5.500 rpmTorque (kgfm):
14,3 (14,5*) a 3.250 rpmCâmbio:
Manual, de cinco marchasSuspensão:
Dianteira Independente, tipo Mc Pherson com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora e traseira Interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidalComprimento (m):
3,80Largura (m):
1,64Altura (m):
1,54Entreeixos (m):
2,46Porta-malas (l):
260 a 1.016Freios:
Dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor, com ABS opcionalTanque (l):
50Peso (kg):
1.017Preço:
a partir de R$ 24.990Consumo cidade gasolina:
11,9 km/lConsumo estrada gasolina:
17,4 km/lConsumo cidade álcool:
8 km/lConsumo estrada álcool:
11,6 km/l