Volkswagen apresenta quinta geração do Polo

A Volkswagen acaba de lançar na Europa o novo Polo, um compacto “premium”, quase um mini-Golf.

Ele se resume basicamente na quinta geração do modelo, que foi exibida no Salão de Genebra, na Suíça, em março último, e ganhará as ruas europeias a partir de junho.

Estará disponível inicialmente apenas na versão “hatch” de quatro portas. O novo Polo tem linhas angulosas, sem perder a sobriedade que caracteriza os veículos da marca alemã. Os faróis estão menos arredondados, num formato poligonal inspirado nos do Scirocco, e possuem duplo refletor e luzes diurnas nas versões mais caras.

Na linha dos vidros os estilistas adotaram uma inclinação ascendente, que se acentua nas janelas da terceira coluna. Mas não foi apenas o estilo que distanciou a quinta geração do Polo da anterior, que é produzida no Brasil desde 2002 e recebeu um “face-lift”. O Polo possui agora 3,97 metros de comprimento. De largura 1,68 m enquanto tem altura de 1,46m. O entre-eixos é de 2,47 m.

O porta-malas comporta 280 litros de bagagens. A gama de motores na Europa terá sete opções – quatro a gasolina e três a diesel – com faixa de potência entre 60 cv e 104 cv.

O mais potente possui apenas 1.2 litro. O segredo está na aplicação de um turbocompressor e de injeção direta, que auxilia o motor a extrair 104 cv de potência a 5 mil rpm e um “saudável” torque de 17,8 kgfm a partir de baixas 1.500 rpm.

Bom desempenho é mérito da caixa manual de seis marchas, que pode dar lugar a um câmbio automatizado de sete relações, com dupla embreagem.

O pequeno motor, seguidor da tendência de “downsizing”, leva o “hatch” de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e alcança 190 km/h de máxima, segundo a montadora alemã.

De série, o modelo chegará na Europa equipado com ESP, ou programa eletrônico de estabilidade, que está conjugado a um assistente para subidas, que impede que o modelo desça em aclives, ao diferencial de deslizamento limitado eletrônico, além do controle de tração e freios ABS.

Entre os opcionais: airbags do tipo cortina, faróis com luzes diurnas – a partir da Comfortline – sistema de navegação, lâmpadas bi-xênon e um teto solar panorâmico.

São de série: airbags duplos frontais, laterais e encostos de cabeça ativos nos bancos dianteiros. Toda a parafernália tem um objetivo: obter as cinco estrelas do rigoroso teste do EuroNCAP, instituto que afere a segurança dos novos modelos comercializados na Europa. O Polo será vendido em três versões: a básica Trendline, a intermediária Comfortline e a “top” Highline, antes só disponível no Golf.

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