TT Roadster é a eficiência sobre rodas

Na semana passada, fizemos 200 km de estrada à bordo de três recentes lançamentos da Audi, ida e volta entre Curitiba a Vila Velha.

Um passeio fantástico onde pudemos dirigir o Audi TT Roadster, o novo cupê A5 e o A3 Sportbach 2009.

Esta semana estaremos falando sobre o Audi TT Roadster, e, nas próximas semanas os demais modelos.

Com o som desligado, para podermos ouvir o suave barulho das trocas de marcha do câmbio automatizado S tronic com dupla embreagem, ou o assovio da turbina que impulsiona o motor 2.0 TFSI (Turbo Full Stratified Injection, ou injeção de combustível estratificada direta com turbo, em uma tradução livre).

Sem falar no seu design que chama a atenção de todos nas cidades ou na estrada, mas para quem gosta mesmo de dirigir, apreciar um conjunto mecânico em total harmonia e degustar toda a perfeição alemã sobre rodas, esse esportivo não deixa a desejar. O preço deste brinquedo é de R$ 240.800.

O Audi TT é o que se pode chamar de eficiente e instigante. São 200 cv de potência a 5.100 rpm e ótimos 28,57 kgfm de torque a apenas 1.800 rpm que deixam qualquer um que goste de carro rindo à toa. Isso se deve basicamente a dois fatores.

O primeiro é o peso reduzido: o roadster (conversível) tem apenas 1.295 kg, ou 45 kg a mais que o cupê, graças à carroceria desenvolvida com a tecnologia Audi Space Frame, que combinou 58% de alumínio e 42% de aço na composição das linhas.

O segundo é o fantástico câmbio S tronic de 6 velocidades, que praticamente não interrompe a transmissão de força às rodas na hora da troca das marchas. Trata-se de uma caixa manual automatizada com duas embreagens: enquanto uma relação está sendo usada, a outra já fica no gatilho.

Comprovando essa eficiência, o TT teve excelente desempenho na pista de testes: 0 a 100 km/h em 7s1, pouco mais que os 6s5 declarados pela fábrica.

Isso para um carro de “apenas” 200 cv e tração dianteira. A máxima declarada pela Audi é de 237 km/h.

A dirigibilidade acompanha a nota do propulsor. Mesmo com um entreeixos de 2,46 m, maior em relação ao primeiro TT, lançado em 1999, o roadster ainda é um “kar” para quem gosta de andar mais forte.

O TT já vem com a capota de lona automática, que abre em 12s (14s para fechar), aerofólio traseiro que se levanta a 120 km/h (um botão no console permite deixá-lo acionado o tempo todo), rodas de 17″ com pneus run-flat de 245/45, bancos de couro com ajustes elétricos, freios ABS com controle da distribuição de força de frenagem, controle de estabilidade, faros bi-xenônio, sensores de estacionamento, entre outros.

Entre os opcionais, há rodas de 18″ com pneus 245/40, defletor de vento atrás dos bancos e suspensão Magnetic Ride, que tem amortecedores com partículas magnéticas para ajustar a rigidez do carro. Com tudo isso, o preço sobe para R$ 260.840.

Ficha técnica

Motor: dianteiro, 4 cilindros, 4 válvulas por cilindro, injeção direta de combustível, turbocharger 1984 cm³ de cilindrada
Potência: 200 cv a 5.100 rpm
Torque: 28,57 kgfm a 1.800 rpm
Direção: eletromecânica
Câmbio: S tronic automático,
de seis velocidades
Suspensão: dianteira tipo McPherson; traseira tipo Four-link
Freios: a disco ventilado nas
quatro rodas
Dimensões: 4,18 m de comprimento;
1,84 m de largura;
2,47 m de entreeixos
Peso: 1.260 kg
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 290 litros
Preço: R$ 240 mil

Voltar ao topo