Toyota lança o Etios, compacto e popular

Depois de mais de 40 anos atuando no Brasil com carros de luxo e utilitários, a Toyota quer participar agora do mercado de populares e compactos, fatia que corresponde a 65% da venda de veículos no País. Para isto, acaba de lançar o Etios, hatchback e sedan, com motorização 1.3 e 1.5, que trazem disponíveis nove versões, que vão de R$ 29.990 a R$ 44.690. O carro será produzido na nova fábrica da Toyota em Sorocaba, a terceira planta da marca japonesa no Brasil, e que terá a produção anual inicial de 70 mil automóveis, especificamente o Etios. O lançamento chega às concessionárias em 28 de setembro.

O Jornal do Automóvel esteve em Sorocaba, a convite da Toyota, para o lançamento do Etios e fez dois dias de test-drive com duas versões, o hatch 1.3L XS e o sedan 1.5L XLS. Rodamos quase 400 quilômetros pelas estradas do interior de São Paulo, com velocidades variando de 30 quilômetros por hora em engarrafamentos a 120 quilômetros por hora em alguns trechos da Rodovia dos Bandeirantes. Como em 2014 será obrigatório no Brasil todos os carros já virem de fábrica com airbag e freios ABS, o Etios já possui estes itens e tem três anos de garantia, dois a mais do que os veículos com os quais pretende concorrer: Palio, Gol e March.

A nova motorização é muito boa e se vale do selo Toyota de confiança e segurança como apelo de vendas. Tanto o motor 1.3 quanto o 1.5 se desenvolve muito bem na estrada e na cidade, com boa arrancada, retomadas fortes e rápidas e bom desempenho. A aceleração é suave e a frenagem suave e confiável. A transmissão é macia e a ergonomia do volante é boa. A suspensão trabalha bem e suaviza muito bem os solavancos, deixando os ocupantes mais confortáveis. É bastante estável e confiável em curvas. O modelo brasileiro tem 15% a mais de estabilidade que o Etios vendido na Índia, país onde o modelo foi lançado em 2010.

O conforto também é um item que se destaca muito. Os bancos acomodam muito bem o motorista e os passageiros. E a grande tacada deste item é o espaço interno. Mesmo com o banco todo puxado para frente, o passageiro dianteiro tem bom espaço nas pernas. E se a opção for puxar o banco todo para trás, mesmo assim os passageiros de trás têm muito conforto. Uma mulher com salto alto, por exemplo, tem bom espaço para cruzar e descruzar as pernas, além de sair do carro sem “retorcer” o corpo e as pernas para desembarcar. Excelente também para cadeirinhas infantis. Tanto espaço (pouco mais de 90 centímetros entre o encosto do banco dianteiro para o traseiro), se dá pelo fato de que as caixas de rodas e o túnel central plano foram projetados para não ocupar este espaço interno da cabine.

Espaço de porta-malas, aliás, é uma coisa controversa no Etios. Enquanto o porta-malas do sedã é muito bom (562 litros), o do hatch tem só 270 litros, menor do que o novo Uno (290 litros). Como o espaço é muito pequeno no hatch, só cabe o pneu estepe. O macaco teve que ser colocado debaixo do banco do motorista e é bastante ruim de ser tirado.

Falando em espaço, o porta luvas é refrigerado e bastante grande, podendo carregar uma bolsa de mulher. No entanto, quando aberto, bate nas pernas do passageiro, se o banco estiver todo pra frente. O carro possui sete suportes para bebidas, um exagero, já que no carro cabem apenas cinco pessoas e seria mais interessante substituir alguns por porta-trecos, acessório que só possui um.

Desenho

O design interno é quase todo em plástico, mas até que não é tão ruim, quando comparado ao design do painel de instrumentos, que é centralizado. Isso é um ponto bem desfavorável no Etios e não agradou ninguém. Além do velocímetro ser analógico e confundir a leitura do valor exato da velocidade e do conta giros, como está centralizado, faz com que o motorista perca mais tempo tentando lê-lo e perder atenção no, caminho que está seguindo. Por pelo menos duas vezes nossa equipe de reportagem se distraiu da pista ao tentar ler o velocímetro.

Logo abaixo há o painel iluminado, mostrando o acionamento de outros instrumentos. É muito pequeno e não mostra todas as funções, como as luzes acesas, por exemplo. Quando o farol é ligado, não aparece a instrução no visor. Aparece apenas o símbolo de luz alta ou farol de neblina, nos modelos mais completos. E ainda bem no meio deste painel de instrumentos há um painel digital com leitura do tanque de combustíveis, feita por traços, e o odômetro. Este leitor é muito pequeno e pouco visível. Os números do odômetro são pequenos e algumas vezes confundem a leitura. Um painel de cristal líquido seria bem mais visível.

Entre os pontos bons e ruins, o conforto acústico do carro é excelente. A Toyota trabalhou isolamentos para fazer com que a cabine tenha um teor bem reduzido de ruídos, mesmo quando rodando em solos mais rugosos, como um asfalto “grosseiro”.

O design externo é um tanto controverso. Há quem tenha gostado, há quem tenha achado horrível. O fato é que a parte da frente e a traseira do sedan lembram muito o Logan, da Renault. Já a parte de trás do hatch parece uma mistura de Picanto com o March. Nos modelos top de linha, há detalhes e linhas cromadas internas e externas que deixam o carro mais simpático. Os sedãs terão disponíveis cores neutras, como o branco, o preto e tons de cinza. Já o hatch terá apelo mais jovem, disponível em tons vibrantes de vermelho, azul e verde. O metálico não é cobrado como extra. Já faz parte de todas as cores disponíveis.

Potência e consumo

O motor 1.3 com gasolina tem cerca de 84 cavalos de potência e faz 12 quilômetros por litro na cidade. No etanol, a potência chega a 96,5 cavalos e faz 8,5 quilômetros por litro. O consumo rodoviário muda um pouco: 13 quilômetros por litro na gasolina e nove no álcool. A motorização 1.5 tem 92 cavalos na gasolina e 96,5 cavalos no etanol. O consumo urbano e rodoviário é quase o mesmo que o do motor 1.3.

Já a motorização 1.5 no sedan tem a mesma potência, mas muda no consumo: 11.9 quilômetros por litro na gasolina e 8.4 no etanol em rodagem urbana. Na estrada, o Etios consome 14 quilômetros por litro na gasolina e 9.3 no etanol.

Numa visão geral, quem não se importa com design, está comprando um carro bom, seguro e confiável, apesar de haver semelhantes com mais acessórios e a preços mais acessíveis.

* A repórter viajou a convite da Toyota.

Giselle Ulbrich
Confira aqui o vídeo da estreia.
Giselle Ulbrich


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