Pneus da Michelin oferecem mais segurança

Você pagaria 5% a mais que o preço médio das principais marcas premium de pneus no Brasil se o componente lhe oferecesse melhor segurança na frenagem, maior aderência em curvas e maior durabilidade? A Michelin aposta que sim. Por isso acaba de lançar no mercado o Primacy 3, voltado para segmento de automóveis de passeio. Segundo a marca, o modelo é três vezes mais seguro do que os concorrentes.

Disponíveis nas lojas a partir do fim deste mês nas dimensões de 16 a 18 polegadas, o Primacy 3 é uma evolução do Primacy HP (High Performance). Ele apresenta duas novas tecnologias: a Stabiligrip, que aumenta a área de contato em solo molhado, maximizando a aderência, e a Flexmax, para solo seco, que oferece um composto de borracha mais flexível, que se adapta às menores irregularidades do piso.

Em outras palavras, de acordo com a fabricante, o pneu freia até 3 metros antes que os principais rivais (Pirelli, Bridgestone e Goodyear) em solo seco, até 4 metros em solo molhado e possui maior aderência em curvas sobre piso molhado. Os números foram alcançados em testes práticos realizados pelo instituto alemão TÜV SÜD Automotive, um dos mais conceituados na Europa, com velocidades entre 80 km/h e 100 km/h e pneu 205/55 R16 91V configuração que representa 30% de todos os pneus de 16” em diante vendidos no país para automóveis de passeio.

“O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e, portanto, um produto como o Primacy 3 pode contribuir fortemente para reduzir o número de acidentes”, afirma Marco Moretta, diretor Comercial da Michelin para a América do Sul, durante à apresentação da novidade, na semana passada, em Zárate, a 100 km de Buenos Aires, na Argentina.

Economia

Ainda, segundo a Michelin, os testes apontaram para outros dados interessantes, como o maior controle da trajetória nas curvas em piso molhado 12% superior à média dos concorrentes e menor resistência (10%) à rodagem que a média das três marcas líderes de mercado. Esse último resultado “se traduz numa economia de 2% no consumo de combustível, além da redução nas emissões de CO2 no meio ambiente, afirma Thomas Salzinger, presidente do TÜV SÜD Automotive. “A economia gerada equivale ao preço de uma unidade do Primacy 3”, acrescenta Anoildo Mattos, gerente de Marketing da Michelin.

A empresa promete que a durabilidade do novo pneu compensa o preço maior. Mattos diz que o pneu dura 16% a mais que a média dos concorrentes, o que representa adicional de 9 mil quilômetros ou 8 meses de uso.

* O jornalista viajou a convite da Michelin.


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