Palio Weekend Trekking é uma boa opção de perua

Houve por parte da Fiat Automóveis, como não poderia deixar de ser, a intenção de tornar o Palio Weekend 2009 mais bonito.

Por mais subjetivo que pareça, a impressão é que conseguiu, adotando detalhes aplicados no Siena.

Novos faróis com recorte redondo que invade o pára-choque dianteiro, lanternas traseiras horizontalizadas (a luz de ré, integrada à tampa traseira, se integra à luz do pisca, no pára-lama), grade frontal com duas barras horizontais, molduras pretas nas caixas de roda e nos pára-choques que ajudaram a compor o visual mais valente.

A versão Trekking, avaliada pelo Jornal do Automóvel, vem de fábrica com direção hidráulica, “brake-light”, pára-brisa dégradé, volante com regulagem de altura, computador de bordo, “My Car Fiat”, “Follow me home” (mantém farol aceso até o motorista encontrar o buraco da fechadura), alertas limite de velocidade e manutenção programada, Fiat Code, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador e lavador do vidro traseiro (que é térmico temporizado), duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, vidros climatizados verdes, entre outros itens. Ar-condicionado é opcional.

Como as demais versões, a Trekking incorpora mudanças visuais, como capô com novas formas (e novo mecanismo de abertura), passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e traz abertura nas caixas de roda, até os pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao País com o Fiat Punto, em agosto do ano passado.

Também o volante, com regulagem de altura de série e o logotipo Fiat vermelho ao centro, é novo. Opcionalmente é oferecido um volante revestido de couro.

Seu porta-malas é de bom tamanho, com 460 litros de capacidade, que abriga considerável quantidade de bagagem.

Maçanetas, retrovisores externos e frisos no teto, bem como as soleiras das portas e o aerofólio traseiro, são negros na versão Trekking, o que lhe proporciona um ar mais agressivo.

Mas a novidade na versão Trekking é o motor 1.4, o mesmo que equipa o hatch Punto e o sedã Siena, de 85 cv a 86 cv, com álcool e gasolina, respectivamente.

Seu motor 1.4 não decepciona. Falta um pouco de torque nas arrancadas, porém isso não impede que haja boa agilidade. Tem que se andar com o motor “cheio” para se manter a velocidade.

E em trechos de serra, obriga constante trocas de marchas, principalmente para se garantir ultrapassagens seguras. Mas na cidade é econômico. É uma perua familiar interessante. Tem boa estabilidade e seus freios atendem as exigências.

A Fiat informa que a Trekking alcança os 100 km/h em 13,4 segundos e velocidade máxima de 165 km/h, no álcool. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada

Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm

Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm

Câmbio: manual de cinco velocidades

Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra
estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora

Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira

Dimensões: 4,24 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,59 m de altura e 2,44 m de entreeixos

Tanque: 51 litros

Porta-malas: 460 litros

Preço: R$ 41.920,00

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