Novo Voyage, moderno e compacto

A chegada do Voyage movimentou o mercado dos sedãs compactos no Brasil. O novo carro da Volkswagen mantém a praticidade e estilo baseado no do utilitário esportivo Tiguan, de acordo com a montadora alemã. Tem requisitos para aspirar à liderança da categoria, que conta com modelos como Chevrolet Prisma, Renault Logan, Ford Fiesta, Peugeot 207 Passion e os seus mais fortes concorrentes, o Fiat Siena e o Corsa Sedan, que são um pouco mais caros.

Sua traseira, apesar de levar um “design” novo em relação aos outros modelos da marca, não tem elementos inovadores. Por dentro, a sensação passada pelo Voyage em sua versão mais básica, é a de que você realmente está a bordo de um veículo moderno, criado com soluções novas.

O acabamento é bem simples, com muito plástico no interior e poucos pontos de tapeçaria, dando a impressão de um carro de menor qualidade. Por outro lado, tem os encaixes bem feitos e quase não apresenta rebarbas. Seu espaço interno é razoável, mas não oferece o conforto desejado por pessoas de grande porte.

Quanto à ergonomia, fácil é o acesso aos equipamentos e botões do painel. A posição de guiar do Voyage 1.0 Flex é um de seus principais destaques, mesmo sem contar com ajustes de altura e profundidade do volante (como opcional, custa R$ 410). O banco do motorista com ajuste de altura é item de série. Mesmo em longas viagens, o motorista não sente desconforto quando está a bordo do Voyage.

Para o transporte de bagagens, o Voyage conta com um porta-malas de 480 litros, com abertura interna por comando elétrico. Considerando que a tampa não tem nenhum dispositivo de abertura se não a chave (poderia ter algum tipo de maçaneta), a abertura interna é quase necessária. Por ter um ajuste de suspensão rígido, o Voyage 1.0 passa boa sensação de estabilidade e equilíbrio nas curvas.

Com o Voyage em movimento, se nota o bom casamento do motor 1-litro com os 970 kg do “sedãzinho”, que reage bem às demandas do acelerador. É evidente que, com um motor tão pequeno, ele não poderia ter desempenho esportivo, mas não decepciona. Em estrada, com a devida dose de cuidado, pode-se fazer ultrapassagens com bastante confiança. Seu motor VHT, que privilegia o torque, garante essa tranquilidade.

Em termos de economia, a Volkswagen, seguindo os preceitos da norma NBR 7024, informa que o Voyage 1.0 Flex faz 14,1 km/l de gasolina e 9,6 km/l de álcool na cidade. Na estrada, a marca chega a 18,6 km/l de gasolina e 12,6 km/l de álcool. Moderno, econômico e espaçoso, o novo sedã pequeno da marca alemã chegou para ajudar a Volks ampliar sua participação de mercado. Resta saber se a concorrência vai deixar. (BN)

Ficha técnica

Motor: Quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, a gasolina, 999 cm³
Potência: 72 cv (gasolina) e 76 cv (álcool) a 5.250 rpm
Torque: 95 Nm (gasolina) e 104 Nm (álcool) a 3.850 rpm
Câmbio: Manual de cinco velocidades
Tração: Dianteira
Direção: Por pinhão e cremalheira; hidráulica
Rodas: Dianteiras e traseiras em aro 14″
Pneus: Dianteiros e traseiros 175/70 R14
Comp.: 4,23 m
Altura: 1,46 m
Largura: 1,66 m
Entreeixos: 2,47 m
Malas: 480 litros
Tanque: 55 litros
Suspensão: Dianteira independente , tipo McPherson; traseira interdependente, com braços longitudinais
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Preço: R$ 28.990,00 mil
(sem opcionais)

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