Motociclismo: equipamentos de segurança “salvam vidas”

ja731.jpgEste é um dos slogans de uma famosa marca italiana de equipamentos de segurança para pilotos, e não é para menos, quantas vezes não vimos pilotos do Moto-GP caírem a quase 300 km/h e nada sofrerem. Os atuais equipamentos de segurança passam por estudos rigorosos em vários detalhes. Quando se compra estes equipamentos, precisa-se analisar uma série de itens muito além da estética, que podem fazer a diferença entre fraturas e mínimas lesões.

Muitos motociclistas têm um conceito de segurança que nos assusta. Vemos pelas ruas algumas pessoas utilizando capacetes desafivelados, com viseiras raspadas ou até sem ela, e ainda trafegando pelas estradas de bermuda, camiseta e chinelo. Ter a consciência de que sua segurança é o mais importante já é um grande passo.

Para desenvolver bons equipamentos é necessário ter um departamento específico de testes e laboratórios. O principal deles está nas pistas do Moto-GP e Superbike, onde pilotos – que certamente não o querem  – acabam tendo quedas espetaculares e na maioria das vezes sofrem pequenos arranhões.

A Itália, terra de Valentino Rossi, é atualmente o país mais avançado no que se refere ao desenvolvimento de equipamentos de segurança para motociclistas. Marcas como Dainese, Spyke, Arlen Ness, Suomy, Alpinestars, lançam no mercado produtos que atingem vários públicos.

O capacete, item primordial, é um artigo especial e tem necessidades diferentes, sobretudo porque não precisa se adaptar ao movimento do corpo, como ocorre com o resto dos equipamentos, incluindo as botas. Os capacetes dispõem de duas partes: uma externa, que além de absorvente tem de ser resistente a ruptura por impacto ou abrasão, e uma interna, composta por polistireno e espuma, responsável por absorver o impacto e proporcionar conforto ao piloto.

Os materiais mais comuns são fabricados com plástico injetado. Antigamente era utilizado o policarbonato, hoje é do tipo ABS. Em cascos de melhor qualidade, o plástico é substituído por novas tecnologias, como fibra de carbono, de vidro ou kevlar.

Além de apresentar mecanismos de resistência a impactos, os capacetes mais elaborados apresentam um design muito eficiente no que se refere a aerodinâmica, fator essencial para aqueles que possuem motos acima de 600cc. Um capacete mal-escolhido pode causar dores de cabeça e no pescoço ou aqueles zunidos insurdecedores.

Fernando Cardozo, responsável pelo departamento de acessórios, diz que com a chegada do verão aumenta a procura por motos e, com o dólar em baixa, podemos levar aos nossos clientes produtos de primeira qualidade com baixo custo, prazos prolongados e possibilidade de finaciamento.

Para atingir todo o País com estes produtos, a Rigon lança em paralelo o site de e-commerce www.rigonshop.com.br, em que de qualquer lugar do País é possível comprar e receber os produtos, com toda comodidade e segurança.

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