Mito americano comemora 50 anos, em plena forma

Em janeiro de 1953, um protótipo com carroceria de fibra-de-vidro deu origem a um dos maiores mitos da indústria automobilística norte-americana: o Chevrolet Corvette, que completa 50 anos em produção em junho de 2003.

A GM está lançando uma série comemorativa com pintura exclusiva (conhecida como “red anniversary”), bancos de couro preto-azulado (com o logo do aniversário nos encostos) e um inédito sistema de suspensão com controle eletrônico. Sob o capô, o motor não poderia deixar de ser um V8 capaz de gerar 350 cavalos, com os mesmos 5.7 litros dos modelos convencionais.

Para delírio dos aficionados, o esportivo “cinquëntão” será o carro-madrinha da 86.ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, uma das mais tradicionais provas do automobilismo, cuja largada será dada no próximo dia 26 de maio. Trata-se da quinta vez que um Corvette é escolhido como “pace-car” da mais famosa prova de automobilismo norte-americana.

Os primeiros anos do Corvette foram marcados pela inovadora carroceria de fibra, mais leve e imune à ferrugem. Feito à mão, o Corvette de 1953 era disponível apenas com carroceria branca e interior vemelho.

Com linhas harmoniosas, mas longe de transmitir a esportividade que viria a aflorar anos mais tarde, o esportivo era anunciado como um carro de sonho que se tornou real. Mas os que esperavam “voar” sobre rodas ficaram desapontados. O motor de seis cilindros 3.8 de 150 cv não empolgava. Outro “empecilho” era o câmbio automático de duas marchas.

Assim, dois anos depois de ter sido lançado, o Corvette ganhava motor V8 4.4 de 195 cv e opção de câmbio manual de três marchas, graças ao engenheiro russo Zora Arkus-Duntov, que assumiu a responsabilidade de transformar o modelo norte-americano no campeão que a Chevrolet anunciava. Dito e feito. Assim que recebeu a nova motorização, o carro bateu o recorde de tempo na pista de Daytona – 240 km/h. E de lá para cá o Corvette passou por diversas reestilizações.

O fato histórico mais recente do Corvette foi o lançamento da versão Z06, a mais veloz e sofisticada de todos os tempos. Equipado com motor LS6 V8 de 405 cv, o carro acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,9 segundos e atinge mais de 280 km/h. Mostrando a evolução de quase meio século, o esportivo norte-americano combina a sofisticação dos tempos atuais com a nostalgia de um cinqüentão em plena forma.

Voltar ao topo