Marca Nissan está em crescimento no Brasil

Apenas três das dez maiores marcas do mercado apresentaram crescimento de vendas este ano. Pelos dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o fechamento do primeiro trimestre indicou aumento de vendas da Nissan, Renault e Fiat, enquanto as demais marcas amargaram queda de vendas. A Aliança Renault-Nissan superou a barreira dos 10% de participação. Com vendas somadas de 79.632 unidades, as duas marcas, juntas, conquistaram 10,3% do mercado brasileiro de carros e comerciais leves.

O melhor desempenho foi da Nissan, que vendeu nos três primeiros meses do ano mais do que o dobro do que vendeu no mesmo período do ano passado. Foram licenciadas 27.307 unidades no trimestre, um crescimento de 103,84% em relação ao período janeiro-março do ano passado, quando foram vendidas 13.396 unidades.

O líder da marca no Brasil é o March, que vendeu 4.598 unidades no mês passado. Ele é importado do México, assim como outros três modelos do catálogo: o Tiida (1.154 unidades vendidas), o Sentra (1.039) e o Versa (2.095). A van Livina (1.130) e a picape Frontier (1.208) são fabricadas no Brasil. Com esse desempenho, a Nissan passou a ser a sexta marca mais vendida no Brasil, a segunda entre as novas, e conquistou 3,53% do mercado brasileiro de carros e comerciais leves. No ano passado tinha 1,72%.

A segunda marca que mais cresceu foi a Renault, que se firma como a mais vendida entre as novas. A empresa francesa vendeu 52.325 carros de janeiro a maio, um aumento de 36,48% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando vendeu 38.338. Esse volume deu à marca uma participação de 6,77%. Assim, a Aliança ficou com 10,3% do mercado.

Fiat

A outra marca que cresceu este ano, entre as dez mais vendidas, foi a Fiat, um aumento de 0,94%, ou 1.633 unidades a mais do que nos três primeiros meses de 2011. A Fiat fechou o trimestre com 173.540 carros e comerciais leves licenciados. Todas as outras marcas do ranking das Dez Mais perderam mercado. Entre as grandes, a Volkswagen foi a que mais caiu: 4,33% em relação ao ano passado. A Ford perdeu 2,21% e a GM 4,19%. A Toyota (-3,87%) também vendeu menos do que no ano passado.

Nas posições seguintes, destaque para o bom desempenho das chinesas Chery e JAC. A Chery cresceu 95%, com 5.057 unidades vendidas no trimestre, praticamente o mesmo volume de carros da JAC (5.029), que iniciou as vendas somente no final de março, portanto não é possível estabelecer comparação das vendas no trimestre.

Outra marca com bom desempenho este ano é a Land Rover, que vendeu 2.129 unidades e cresceu 43%. Destaque também para a Mitsubishi, que cresceu 4,7% no trimestre, com 12.095 carros vendidos. Ambas se diferenciaram das demais importadoras de carros de luxo, que sentiram o golpe dos 30 pontos percentuais do IPI e perderam participação: Suzuki (-7,2%), Dodge (-17%) Audi (-40,4%), Jeep (-76,6%).

Voltar ao topo