Lançamentos populares e luxuosos de 2011

Relembrar é viver. Relembrar os fatos mais importantes da indústria automobilística brasileira nos leva a uma retrospectiva interessante, pois mesmo com a crise mundial, o mercado brasileiro de carros se manteve aquecido durante todo o ano de 2011.

No primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março), as novidades foram: o Chery QQ (carro chinês entre os mais baratos do mercado), o novo Grand Cherokee da Jeep, o Peugeot 408, o Toyota Corolla com leve reestilização; o novo Volkswagen Jetta, o Volvo S60 e a estréia da marca chinesa JAC com o lançamento do compacto J3.

Em abril chegou ao mercado o Audi A7 e a versão nacional do Mitsubishi Pajero Dakar. E maio mais novidades: Citroën C3 Picasso, Sandero reestilizado, Audi A1, VW Passat e Mercedes-Benz Classe C remodelados, novas gerações do Mercedes SLK e do VW Touareg. Em junho, o mercado foi aquecido pela chegada do BMW 1 M Coupe, do Fiat Bravo T-Jet, do cupê Kia Cerato Koup e do grande Cadenza da mesma marca coreana.

O terceiro trimestre começou com poucas novidades. Ford Ka e o VW Polo chegaram em julho, seguido da apresentação à imprensa do MG6 e do MG 550. Agosto marcou a chegada de carros importados como os compactos Fiat 500 (que passava a vir do México) e Kia Picanto de segunda geração, a minivan JAC J6, o utilitário esporte Fiat Freemont e a “aventureira” VW Space Cross vinda da Argentina. Em setembro chegaram ao mercado, o Nissan March, o Chevrolet Cruze de produção local e os sul-coreanos Hyundai Elantra e Veloster.

As chegadas do Ford Fiesta “hatch” mexicano, Audi A6, Renault Duster, Range Rover Evoque, Mitsubishi Lancer sedã e “hatch”, o cupê esportivo Peugeot RCZ e o VW Tiguan atualizado, movimentaram o mês de outubro. Em novembro aconteceram lançamentos importantes. A segunda geração do Fiat Palio, quarta (em termos de fabricação brasileira), do Honda Civic e os sedãs compactos Versa da Nissan e o Cobalt da Chevrolet, além da Toyota Hilux picape e SW4 renovadas apresentadas em Bento Gonçalves, RS.

Completando o ciclo de lançamentos, em dezembro foram o Ford Edge e o VW Amarok de cabine simples. Conhecidas por focarem no segmento de luxo, novos modelos para conquistarem o público neste tipo de mercado. O Mini One, chegou por R$ 69.950,00 e à luxuosa Ferrari FF, pela bagatela de R$ 2,7 milhões iniciais. O segmento de luxo também teve a Lamborghini trazendo para o mercado nacional o modelo Performante, por iniciais R$ 1,7 milhão encerrando os lançamentos do ano.

Voltar ao topo