Hyundai completa a família com o sedã HB20S

Depois de ter feito sucesso com o hatch HB20, que já aparece em quarto lugar na lista dos dez carros mais vendidos em fevereiro, e também colocado no mercado a versão aventureira HB20X, a Hyundai completa agora a família nacional HB apresentando o sedã compacto HB20S. O carro chega às lojas no dia 20 de abril com dois tipos de motorização (1.0 e 1.6) e cinco versões de acabamento.

Como o design da marca é um dos pontos fortes do carro, o visual do sedã na frente é idêntico ao HB20. E a traseira tem personalidade se destacando pelas lanternas horizontais que combinam com o vinco no para-choque traseiro e invadem a lateral do carro. O interior também é idêntico ao do hatch ganhando apenas alguns detalhes cromados e entrada USB. O painel de instrumentos é de fácil visualização e o acabamento é de qualidade.

Os motores são os mesmos do HB20. Ambos flex, o 1.0 de 12V, três cilindros, gera 80cv (6200 rpm) e 10,2 kgfm de torque (4500 rpm) e o 1.6 de 16V, quatro cilindros que gera 128 cv (6000 rpm) e 16,5 kgfm de torque (5.000 rpm). Ambos contam com câmbio manual de cinco marchas, mas só o 1.6 dispõe de caixa automática, de quatro velocidades. A Hyundai diz que 60% das unidades vendidas contarão com o 1.6.

A garantia é de cinco anos e pelos cálculos da montadora, ao atingir 60 mil quilômetros, o proprietário de um HB20S com motor 1.0 terá investido R$ 1.624,96, na manutenção de seu veículos, ou R$ 1.756,37 na versão com motor 1.6. Ainda conforme a marca, os preços do sedã não serão aumentados já que incluem o IPI referente ao mês de abril, que será dois pontos percentuais maior do que o praticado em março. Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena e Chevrolet Novo Prisma, este também lançado na semana passada, são citados como seus principais concorrentes.

Desempenho

Depois de rodar pelas ruas de Foz do Iguaçu com a versão 1.0 do sedã, pode-se afirmar que o motor de três cilindros, 12 V de 80 cv e 10,2 Kgfm de torque (força) é uma boa pedida para a cidade, já que mostra fôlego na subida de giro e capacidade de retomada acima do comum para um motor dessa cilindrada. Mesmo pisando forte no acelerador, o ronco do motor não é irritante como os 1.0 convencionais. A suspensão é rígida e consegue manter o carro grudado no chão, além de fazer com que enfrente curvas com desenvoltura. O câmbio é macio. Pena é que os freios ABS, aparecem somente a partir da intermediária Confort Style, que já parte de R$ 42.675.

* O jornalista viajou a convite da Hyundai do Brasil.

 

Divulgação/Hyundai


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