Fox ganha versão ?tunada? Extreme

Denominada Extreme, a nova versão do Fox com acabamento esportivo é a maior novidade em termos de aparência da linha Fox 2009, apresentada aos jornalistas especializadas pela Volkswagen.

Apresentado pela montadora como a primeira versão ?tunada? de fábrica realizada no Brasil – uma meia-verdade -, o Fox Extreme tem acabamento preto fosco na grade frontal e na área central do pára-choque, juntamente com faróis na cor cinza e faróis de neblina.

Na lateral, a grande atração fica por conta dos adesivos que vão dos pára-lamas até as portas dianteiras. Rodas esportivas de alumínio de 15 polegadas, soleiras de cor preta e antena curta na traseira da capota são outros detalhes diferenciados. Complementam o carro a ponteira de escape alterada, aerofólio preto fosco e lanternas traseiras com moldura escurecida.

A série traz revestimento de couro para o volante e para a coifa do câmbio com costuras vermelhas. Acabamento em prata fosco nas maçanetas internas, no botão do freio de estacionamento e no aro que circunda a alavanca de marchas e na régua do painel central ajudam na aparência mais esportiva, reforçada também pela pedaleira esportiva de alumínio e assentos com forração composta de tecido e couro, com o logo da raposa estilizada bordado no encosto dos bancos dianteiros.

O Fox Extreme é oferecido apenas na versão 1.6, que ganhou modificações significativas, como novos pistões e bielas, novo comando de válvulas e mudanças no filtro de ar e sistema de escapamento. O resultado foi maior ganho no torque em baixas rotações sem perda da potência.

Mas é na hora que o Fox Extreme vai para a rua ou estrada que você sente a diferença na motorização. O carro ficou mais ágil, com seu motor sempre cheio em baixas rotações. O que traz conforto ao dirigir em função da necessidade de trocas de marchas. Além do mais, ficou mais silencioso, ganho extra para seu proprietário. Seu câmbio ainda é o conhecido de cinco velocidades que não ganhou nenhum escalonamento, mas faz trocas de marchas precisas e seguras. O Fox Extreme é uma opção interessante para aquele consumidor que prefere um modelo mais apimentado, com toques esportivos e bom preço.            

Versões exportivas

É bom lembrar, que versões esportivas de fábrica não são exatamente uma novidade e existem no Brasil ha muito tempo. Antes mesmo da onda do ?tuning?. Elas remontam ao tempo do Corcel GT e do Simca Esplanada GTX, no final dos anos 60s e do Chevette GP, dos anos 80s. Todas elas usaram adesivos na carroceria e pequenas mudanças estéticas para ganhar aspecto mais esportivo, nem sempre correspondido quanto a desempenho. Artimanhas das montadoras para movimentar o mercado. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, Total Flex (gasolina e/ou álcool), transversal, 1.6 litros, 8V

Potência: 101 cv a 5.750 rpm (com gasolina) e 103 cv a 5.750 rpm (álcool)

Torque: 15,4 mkgf a 2.500 rpm (gasolina) e 15,6 mkgf a 2.500 rpm (álcool)

Direção: hidráulica, tipo pinhão e cremalheira

Câmbio: manual de cinco marchas

Suspensão: Dianteira: independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora;

Traseira: interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal

Freios: discos ventilados na dianteira e tambor com regulagem automática na traseira

Pneus: 205/60 R1

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 260 litros a 1.016 litros com banco traseiro rebatido até o teto

Velocidade: 175 km/h (gasolina) e 177 km/h (álcool)

Preço: R$ 38.940,00

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