Ford Ranger 3.0 XLT chega mais potente

ja811.jpgEstá chegando às concessionárias a nova Ford Ranger 3.0 XLT Power Stroke, primeira picape média do País com motor eletrônico, acompanhada de uma série de atrativos, tanto no veículo como na área de serviços financeiros. No visual externo, a única novidade é introdução do adesivo 3.0 Power Stroke Electronic na tampa traseira.

O painel da nova Ranger Electronic, além de mais bonito, traz o que há de mais avançado em tecnologia embarcada no segmento, incluindo computador de bordo e o sistema imobilizador antifurto D-PATS. Logo à primeira vista, é possível notar que se trata de um veículo diferenciado. A iluminação é feita com luzes brilhantes e cores homogêneas.

ja812.jpgProduzido pela International, o novo motor 3.0 Power Stroke eletrônico, de 16 válvulas e 4 cilindros em linha, conta com injeção direta ?common-rail? de terceira geração. Esse sistema mantém a pressão constante nos quatro injetores piezo-elétrico, que utilizam cristais sintéticos para alterar sua geometria de acordo com a passagem de corrente elétrica. Segundo a engenharia da Ford, os injetores ?piezo? proporcionam alta precisão e repetibilidade e otimizam a taxa de injeção.

Os resultados deste trabalho são respostas mais precisas e ágeis, aliadas à diminuição do consumo de combustível e do nível de ruído em relação aos motores alimentados com bomba injetora. Há ainda um módulo eletrônico que funciona de maneira semelhante a dos propulsores com injeção direta de gasolina. Além de beneficiar o consumo, desempenho e ruído, a motorização eletrônica da Ranger diminui o nível de emissões de poluentes. E este é o principal objetivo da introdução do novo propulsor, uma vez que a partir de julho deste ano, as picapes a diesel devem passar a atender as exigências da Conama 272.

ja813.jpgAs configurações eletrônicas e a nova cilindrada (3.000 cc), garantem 163 cavalos de potência, ante 135 cv do propulsor 2.8 Power Stroke. Seu torque também foi aprimorado: são 38,7 kgfm entre 1.600 e 2.200 rpm. Seu predecessor desenvolve 32,2 kgfm a 1.600 rpm. Assim como na Ranger 2.8 Power Stroke, a picape com motorização eletrônica tem câmbio manual de cinco marchas, com sistema de transmissão por correntes e tensionadores hidráulicos, que proporcionam trabalho mais silencioso. Além disso, a quinta marcha foi alongada, para estar de acordo com a potência extra do motor. (BN)

Projetada para satisfazer todos os tipos de consumidores picapeiros, a Ranger Electronic oferece equilíbrio tanto na rodagem em estrada como fora-de-estrada. Apesar dos 28 cavalos extras, em comparação com o motor 2.8, o desempenho da picape não sofreu grandes alterações. A maior mudança está na arrancada, mais forte e eficiente com o propulsor 3.0 do que a do 2.8 antigo. Entretanto, acima de 100 km/h, fica difícil notar a diferença no desempenho.

ja814.jpgApesar do pequeno ganho no desempenho, os novos pedais eletrônicos ligados a bombas injetoras deixaram as respostas mais precisas. A tecnologia eletrônica possibilita o oferecimento de diversos recursos avançados ao motorista, incluindo alertas eletrônicos que aumentam a precisão, a conveniência e o prazer de dirigir, tanto na cidade como na estrada, e até em trilhas fora-de-estrada. Durante a avaliação notamos outra melhoria na picape: a diminuição do ruído do motor. A introdução da nova motorização permitiu a incorporação de novo sistema de segurança: a picape agora está disponível com Ford DPATS, recurso que só permite o acionamento do motor com uso da chave de ignição, dificultando a possibilidade de roubo.

Segundo a Ford, a Ranger eletrônica 3.0 XLT acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, 1,2 segundo mais rápida do que a picape com motor 2.8. A velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 165 km/h, ante 160 km/h da Ranger 2.8. Os números equivalem às comparações entre as picapes equipadas com tração 4×4 e na configuração cabine dupla. A montadora afirma também que o consumo médio de combustível da Ranger 3.0 é de 10,9 km/l, ante 9,6 km/l do modelo equipado com motor 2.8. Essa marca é difícil de igualar ou superar, uma vez que depende da maneira de dirigir de cada motorista.

ja821.jpgO desempenho do freio ABS instalado nas quatro rodas, com sensor G de desaceleração longitudinal, herdado do Ecosport, foi satisfatório. A picape eletrônica da Ford chega ao mercado tendo como única concorrente a Toyota Hillux. A nova Power Stroke 3.0 Electronic turbodiesel e o 2.3 L 16V a gasolina, além de tração 4×2 ou 4×4 conta com quatro versões de acabamento: XL, XLS, XLT e Limited. A versão mais em conta passa a ser a XL cabine simples 4×2, que parte dos R$ 56.735,00, e a mais cara é a LTD cabine dupla 4×4, com preço sugerido de R$ 98,1 mil. (BN)

FICHA TÉCNICA

ja823.jpgRanger XLT 4×4 3.0 Power

Motor: Dianteiro, longitudinal, turbodiesel, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro   

Cilindrada: 2.968 cm³

Potência (cv): 163 a 3800 rpm

Torque (kgfm): 38,7 entre 1600 rpm e 2200 rpm

Câmbio: Manual, de cinco marchas

Comprimento (m): 5,14

Largura (m): 2,02

Altura (m): 1,82

Entreeixo (m): 3,19

Peso (kg): 3.020

Suspensão: Braços curtos/longos com molas tipo barra de torção, amortecedores a gás e barra estabilizadora na dianteira; eixo motriz semiflutuante, molas semi-elípticas de dois estágios com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora na traseira   

Tanque: 60   

Capacidade de carga (l): 1.060

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