Ford Focus Titanium tem boa dirigibilidade

Quando chegou em março, a linha 2012 do Focus faria a redefinição do “mix” da linha do médio: o fim da versão Ghia e a introdução da Titanium. Na teoria, era para uma substituir a outra. Mas na prática não foi exatamente o que aconteceu.

A Ford acrescentou novos equipamentos à versão GLX, que se aproximou do posto antes ocupado pela versão Ghia, sem opcionais. Enquanto isso, a Titanium chegou completa, como topo de linha do Focus e vitrine de luxo e de equipamentos. E como qualquer carro que tenha o requinte como atrativo, cobra por isso. O Jornal do Automóvel teve oportunidade de avaliar a versão sedã do Focus Titanium.

Sua frente é bonita. Tem faróis com formato irregular e a grade trapezoidal envolta por frisos cromados alinhados com o “design” Kinetic. A lateral é discreta. O destaque fica por conta das belas rodas de 16 polegadas, exclusivas desta versão. Mas a traseira parece não combinar com o resto. As lanternas em formato triangular são muito comuns. Ainda mais quando comparadas com as do Focus hatch, bem mais ousadas. Além disso, o Focus sedã, por ser uma adaptação do hatch, conta com portas pequenas na traseira.

O espaço interno é bom e consegue levar até cinco passageiros sem maiores apertos – exceto os maiores de 1,75 m, que podem raspar a cabeça no teto quando sentados no banco traseiro. No trem de força, nenhuma novidade. O motor é o Duratec 2.0 16V com bloco e cabeçote feitos de alumínio que desenvolve 148 cv a 6.250 rpm e 19,47 kgfm de torque 5.250 giros. O Focus Titanium é equipado apenas com transmissão automática de quatro velocidades com opção de trocas manuais. Apesar de ser um carro ainda relativamente novo no Brasil, o Focus está em sua terceira geração na Europa, mas aqui está na segunda.

Dirigir o Ford Focus sedã é sempre uma experiência prazerosa. O carro tem, sem dúvida, boa dirigibilidade. E o principal responsável por isso é a suspensão traseira independente do tipo Multilink. Ela é rígida e consegue passar um alto grau de segurança nas curvas. Estabilidade é sem dúvida a melhor característica do Focus. Com isso, pode se dizer que pegar uma subida de serra com o sedã médio da Ford é bem divertido. O Focus se mostra colado ao chão nas mudanças de direção. Seu motor também é bastante competente. Ele consegue mover o Focus com boa agilidade, principalmente nas estradas.

Pelo fato de ter torque e potência máximas a rotações muito elevadas faz com que o carro seja menos “esperto” na cidade. Como versão topo de linha, o Focus sedã Titanium cumpre bem o seu papel. Com etanol no tanque o Focus Titanium fez uma média combinada (cidade/estrada) de 7 km/l. E seus proprietários se declaram satisfeitos.

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