Fiesta 1.6 Flex agrada pelo conforto e desempenho

ja811.jpgO novo Fiesta Sedan, pela combinação de equilíbrio e inovação presentes no seu projeto vem se destacando no segmento de sedãs compactos Premium. O modelo, que conta com desenvolvimento totalmente brasileiro, chegou para acirrar disputa no seleto e promissor segmento dos sedãs, que atualmente representa 13% do mercado nacional.

É na traseira que estão as novidades do Fiesta Sedan. Suas lanternas lembram o estilo adotado no Mondeo. Isso pelo formato triangular, com corte rente ao contorno da tampa traseira. As luzes da marcha-ré ficam em destaque, sendo parecidas com as do concorrente Fiat Siena. Assim como o EcoSport, as lanternas invadem parte dos pára-lamas, dando um toque de sofisticação. Apesar da alta tampa do porta-malas, o Fiesta Sedan não oferece o mesmo espaço para bagagem dos concorrentes. São 478 litros contra 510 litros do Clio e 500 litros do Siena.

Visto de lado é possível perceber que o modelo ficou mais alto em relação à versão "hatch", possibilitando maior espaço para a cabeça do motorista e passageiros. De acordo com aferições feitas pela norma SAE (medição com manequins de 1,80 metro, colocados nos bancos dianteiros e traseiros), o sedã oferece na frente 1.005 milímetros de espaço para cabeça e 1.062 de espaço para as pernas. Atrás, uma pessoa de pernas longas não tem dificuldade para se acomodar no banco traseiro, sem encostar os joelhos no da frente. Apesar das dimensões generosas, esteticamente o interior do sedã – mesmo caso da dianteira – é o mesmo da versão "hatch". As novidades ficam por conta dos novos tecidos dos assentos e do banco traseiro bipartido, que pode ser rebatido na proporção 40/60, possibilitando o transporte de vários tipos de bagagem.

Externamente, a principal diferença entre a duas versões de acabamento do sedã está na cor de alguns itens: grade do radiador, espelhos retrovisores, molduras laterais e maçaneta do porta-malas são pretos na versão First e pintados na cor do veículo na Trend. Ambas trazem, de série, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, banco traseiro bipartido e escamoteável, apoios de cabeça traseiros, relógio digital, conta-giros, aviso sonoro de farol aceso, dispositivo para abertura interna do porta-malas, pára-choques pintados na cor da carroceria, desembaçador no vidro traseiro, vidros verdes, pneus 175/65 R14, imobilizador antifurtos, entre outros itens.

Olho Clínico

O Ford Fiesta Sedan, além do "design" harmonioso e do aproveitamento inteligente do espaço interno e do porta-malas, se destaca, sobretudo, pela tecnologia do motor bicombustível Flex 1.6 l, o mais avançado da categoria, e também pelo preço atraente.

Avaliado em percurso urbano, o Fiesta Sedan 1.6 Flex (que funciona com álcool e gasolina em qualquer proporção) comportou-se muito bem, com respostas rápidas e precisas até em baixas rotações. De acordo com o fabricante, abastecido com álcool, o torque do modelo é de 15,3 kgmf a 2.500 rpm, atingindo o máximo de 15,8 kgmf a 4.250 rpm. Com gasolina no tanque, o torque é de 14,6 kgmf a 2.500 rpm e chega ao pico de 14,8 kgmf a 4.250 rpm. A potência máxima de 111 cv, com álcool, e 105 cv, com gasolina, é alcançada a 5.500 rpm, números similares ao dos motores 1.8 litros existentes no mercado.

Durante a avaliação, tanto na cidade como na estrada, foi possível perceber que a nova suspensão garante maior conforto e melhor dirigibilidade ao sedã. O acelerador é macio e o giro do motor sobe rapidamente na troca das marchas, obrigando a uma reeducação no acelerar. A direção é normal, não exigindo correção constante para manter o veículo em linha reta. Os freios são eficientes, não havendo necessidade de grande esforço no pedal para parar o carro.

Na BR-277, nos 14 km de subida da serra, o Fiesta Sedan 1.6 Flex comportou-se muito bem. O carro garante postura agradável ao motorista e a alavanca do câmbio, com altura que privilegia a ergonomia, permitiu trocas rápidas e precisas. Na cidade, o carro faz 11 km/l, com gasolina, e 7,5 km/l, com álcool. E na estrada, o consumo é de 12 km/l, com gasolina, e 10 km/l, com álcool, o que pode variar dependendo da maneira de dirigir de cada motorista. Apesar da traseira elevada, a visibilidade também não foi comprometida. Como é um veículo esperto nas arrancadas e ágil nas retomadas, atingir os 100 km/h é questão de segundos. De acordo com a montadora, o Fiesta Sedan 1.6 Flex usando álcool faz de 0 a 100 km/h em apenas 11,7 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. Rodando com gasolina, os 100 km/h são atingidos em 12,4 segundos e a velocidade máxima é de 174 km/h.

O novo Fiesta Sedan 1.6 Flex chegou com soluções que caíram no gosto do consumidor: estilo harmonioso, excelente espaço interno e motor bicombustível que responde rápido até em baixas rotações.

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