Ferrari 360 GTC, um cavalinho de corrida

A Ferrari apresentou no Salão de Bolonha, na Itália (encerrado no último domingo – 14 de dezembro), uma nova versão oficial de competição do F360 Modena. Denominada F360 GTC, segue os passos da F575 GTC apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro passado.

O 360 GTC foi concebido pelo departamento “Corse Clienti”, da fábrica de Maranello (Itália), em parceria com a empresa Michelotto Automobili. O novo modelo poderá ser visto em breve em algumas competições da categoria Gran Turismo, entre elas, a N-GT, filiada à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a American Le Mans Series, dos EUA, e a Le Mans Endurance Series.

Em relação ao conhecido F360 GT, o novo carro evoluiu no câmbio (seqüencial de seis marchas), no controle eletrônico Magneti Marelli, na aerodinâmica (com sustentação negativa acentuada pelo aerofólio traseiro redesenhado, que é ajustável, assim como o “spoiler dianteiro”) e, claro, no motor. O V8 de 3.586 cm3 desenvolve agora 445 cv a 8.750 rpm e torque máximo de 41,8 m.kgf a 6.500 rpm, além de consumir menos.

O peso a seco de 1.100 kg (sem piloto e combustível) segue o mínimo exigido pelo regulamento da N-GT, incluindo a estrutura interna de proteção em capotagem. Os dois tanques têm capacidade total para 100 litros de gasolina. Nas suspensões, os amortecedores e estabilizadores são ajustáveis, assim como a distribuição de pressão de frenagem entre frente e traseira. Os freios da italiana Brembo, medem 380 e 332 mm de diâmetro (dianteiros/traseiros), enquanto as rodas da alemã BBS têm aro de 18 pol, com tala 10 à frente (pneus 265/645) e 11 atrás (305/680). A carroceria possui portas, pára-lamas dianteiros, pára-choques, tampas e aerofólio em material composto; teto e pára-lamas traseiros em alumínio; e janelas (exceto pára-brisa) em plástico Lexan.

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