Customizada Triumph é ideal para casos extremos

Imagine um planeta hostil devastado por algum tipo de hecatombe nuclear, repleto de paisagens desérticas e ruínas. Esse roteiro, que já virou clichê em Hollywood, serviu como inspiração para a customizadora Icon, dos Estados Unidos a criar a Dromedarii. A moto, que outrora foi uma Triumph Tiger 800XC, recebeu uma roupagem rústica que reforça suas tendências off-road e faz dela o veículo mais indicado para fugir de uma situação extrema, como um grupo de mercenários atrás de sua gasolina ou uma horda de zumbis famintos.

O primeiro passo para transformar uma inocente Tiger 800XC em uma verdadeira combatente foi remover todo o plástico da moto. Assim, as carenagens que cercavam o tanque foram substituídas por barras de proteção rígidas em aço e a proteção do conjunto ótico também foi descartada, deixando os cabos e fios à mostra. Os faróis, aliás, também foram trocados pela Icon, que preferiu dois conjuntos redondos semelhantes aos da primeira geração da naked Speed Triple ao invés dos originais da Tiger, com desenho poligonal.

A Dromedarii também recebeu outro assento, menor do que o original e com design mais esportivo. O banco menor não permite uma eventual garupa, porém acomoda melhor o novo tanque de combustível, que é maior. Ao que tudo indica, a ideia da Icon para se sobreviver a um futuro pós-apocalíptico é você, a sua moto e ninguém mais.

Para completar o conjunto, a Showbike da oficina de Portland recebeu um spoiler em metal para proteger o propulsor de três cilindros em linha e 799 cm3 original da Triumph; o escape foi alterado por um menos volumoso e tudo foi pintado na cor areia, em alusão aos veículos militares utilizados pelos Estados Unidos em locais desérticos, como Iraque e Afeganistão.

Camelo de guerra

No Império Romano, era comum o uso de camelos pelas tropas devido a sua capacidade de carga e a inusitada característica de assustar os cavalos normais durante as batalhas. Esses animais, que marcharam pela região conhecida hoje como Oriente Médio, eram chamados pelos romanos de Dromedarii. Daí a inspiração para o projeto da Icon, que reúne um visual assustador e robusto.

Além do design no mínimo incomum, a Dromedarii chama a atenção por suas características utilitárias. Elas podem ser notadas desde as suspensões Öhlins, que se destacam pela resistência, até os bagageiros montados na traseira e acima do tanque. Passando, é claro, pelos dois galões de combustível extra da Rotopax, que a moto é capaz de carregar ao lado do tanque, graças aos suportes montados no quadro.

Os faróis também foram escolhidos pela sua funcionalidade. As lâmpadas HID da PIAA, que substituíram os faróis normais da Tiger, são as mesmas utilizadas em certos tipos de refletores de alta potência e ideais para iluminar regiões que não tenham nenhuma outra fonte de luz.

Fábrica de ícones

Sediada na cidade de Portland, no Estado norte-americano do Oregon, a Icon é conhecida pela extensa linha de vestuário, que inclui desde botas e luvas até capacetes. Todavia, a marca também é responsável uma série de projetos de customização, sendo a maioria deles ligados de alguma forma com o universo militar. A série 1000 (lê-se One Thousand), por exemplo, produziu outro modelo com a mesma proposta de “moto para um futuro distópico” da Dromedarii.

Feita com base em uma Ural Solo ST, a Icon 1000 Quartemaster, herdou da custom russa apenas o motor boxer de dois cilindros opostos. Com chassi e proposta retrabalhados, a moto ganhou aspecto semelhante aos modelos baja da década de 1960 e 1970. Porém, a pintura cinza clara também é alusiva a algum tipo de veículo militar de fuga. De acordo com a Icon, a série 1000 é um divisor de águas em sua história, por representar uma parceria entre a customizadora e as marcas Triumph e Ural.

A Icon finaliza a apresentação dos dois modelos em seu site descrevendo-os como “duas mo,tos que você não irá encontrar em lugar nenhum, feitas com as melhores peças que pudemos encontrar e pilotadas nos limites da Terra”. Portanto, se um dia o mundo como o conhecemos acabar, você já sabe onde encontrar uma moto extrema o suficiente para sobreviver.

www.icon1000.com
Voltar ao topo