Corolla Flex é elegante e sofisticado

Planejado para proporcionar aos consumidores a máxima sensação de elegância, o Corolla SE-G Flex, tem design moderno e harmonioso, que impressiona os olhares mais exigentes.

É ideal para os mais conservadores, que procuram um sedã luxuoso, confortável e prático.

Baseando-se no tripé elegância, conforto e sofisticação, os engenheiros criaram uma frente imponente, baseada no luxuoso Camry, também da Toyota, que confere um ar de “carrão” ao sedã médio. Até mesmo limpadores para os faróis, porta-luvas em dois níveis e repetidores do pisca nos retrovisores externos estão presentes no modelo.

O destaque da lateral fica para a linha de cintura, agora mais alta. Na traseira, a tampa do porta-malas não foi mexida.

As principais modificações ficaram por conta das lanternas e dos refletores vermelhos no para-choque traseiro.

O novo painel, do tipo “blackout”, que fica permanentemente aceso, é bem legível. Tem todos os comandos acessíveis. E o porta-malas abriga até 470 litros de bagagem, bem mais que os 340 litros do porta-malas do Honda Civic.

Como diferencial o Corolla SE-G tem acabamento interno bege, regulagem elétrica para o banco do motorista, sensores de estacionamento e de chuva, sistema de som com MP3 e acabamento de madeira no console central e nas portas. O Corolla é o típico carro japonês. Faz bem curvas. Acelera bem. Freia bem. E tem comandos bem distribuídos.

Faz tudo certinho. Atrás do volante, no dia-a-dia, difícil é encontrar defeitos no sedã médio da Toyota.

O Corolla SE-G 2009 é tracionado pelo motor 1.8 VVT-i Flex de 136 cv e 132 cv de potência, com álcool e gasolina, respectivamente, a 6 mil rpm e um torque máximo de 17,5 e 17,3 kgfm a 4.200 rpm, na ordem. Seu consumo moderado comprova a eficiência da engenharia japonesa: média de 8,5 km/l com álcool.

Sua suspensão – independente na dianteira do tipo McPherson com barra estabilizadora e semi-independente na traseira – conta com molas, amortecedores e bandeja redimensionados.

Quanto ao câmbio automático, um detalhe que pode causar certa confusão em um primeiro contato: no trilho das marchas, a posição Drive está sinalizada com a indicação “3-D”, só que, se o motorista não deslocar a alavanca para a posição correta, ou seja, à direita, o câmbio só trocará até a 3.ª marcha. Nada que incomode, é só prestar atenção. Tanto que para acelerar de 0 a 100 km/h leva cerca de 8,7 segundos. O Corolla tem uma postura bem firme no chão.

Durante nossa avaliação, entendemos que a gente não se apaixona de imediato pelo Toyota Corolla SE-G.

Mas aprende-se a gostar, uma vez que sua base mecânica e o rígido controle de qualidade faz a alegria dos consumidores.

O Corolla SE-G 2009 não surpreende visualmente, mas é prático, luxuoso e tecnicamente sofisticado. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, bicombustível, 16 válvulas, 1.794 cm3 de cilindrada, tração dianteira
Injeção: multiponto sequencial
Potência: 132 cv (gasolina) a 136 cv (álcool) a 6.000 rpm
Torque: 17,3 kgfm (gasolina) a 17,7 kgfm (álcool) a 4.200 rpm
Câmbio: automático de quatro velocidades
Suspensão: dianteira independente McPherson com barra estabilizadora; traseira semi-independente, com eixo de torção e barra estabilizadora
Rodas: 6 x 16 pol; pneus 205/55 R16
Freios: a disco nas quatro rodas
Dimensões: 4,54 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 m de entreeixos
Peso: 1.210 kg a 1.260 kg
Tanque: 60 litros
Bagageiro: 470 litros
Preço: R$ 82.778,00
(SE-G Automático)