Compacto Citroën C3 será produzido no País em 2003

Os tempos de ousadia da Citroën estão de volta. O pequeno C3, o próximo Citroën brasileiro, já passa por testes em nossas estradas, e traz várias soluções inovadoras e muita versatilidade.

Sérgio Habib, presidente da Citroën do Brasil, confirmou a fabricação do compacto C3 a partir de 2003 na planta do Grupo PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ). Para isso, a montadora investirá R$ 200 milhões no País.  O carro terá motor 1.6 de 16 válvulas e 110 cavalos de potência, com preço sugerido entre R$ 30 mil e R$ 35 mil. A marca quer atingir 10% de participação no segmento acima dos carros populares, disputando mercado com os recém-lançados e novos GM Corsa, VW Polo e Ford Fiesta. Para atender o aumento da demanda, a rede de concessionárias será ampliada de 46 pontos em 30 cidades para 56, em 40 cidades, e, em 2003, para 90 lojas, em 65 cidades.

Citroën C3

As formas arredondadas da carroceria, derivadas do protótipo Lumière (de 1998), mostram que o C3 chega para inovar. Com 3,85 metros de comprimento, 1,52 m de altura e 1,67 m de largura, esbanja espaço interno. As novidades começam pelo amplo pára-brisa, com uma fina lâmina metálica entre duas camadas de vidro, o que evita o aquecimento excessivo do painel. O ambiente bem iluminado é favorecido pelo teto de vidro, cuja primeira metade é deslizante. Para bloquear a luminosidade, há uma cortina móvel que limita a passagem de luz.

Outra inovação é o painel, que pode ter a iluminação de alguns instrumentos desligada durante a noite, para não incomodar a vista. Para o bem-estar dos ocupantes, o C3 conta com ar-condicionado eletrônico, pequenas bandejas embutidas nos encostos dos bancos dianteiros e até com um espelho retrovisor extra, para que os passageiros do banco traseiro sempre possam ser vistos por quem vai na frente. No caso de acidente, há seis “air bags” de proteção, inclusive nas janelas.

A lista de itens ligados ao conforto continua com as gavetas instaladas sob os bancos para guardar pequenos objetos. Se for necessário conservar a temperatura de algum alimento, o segundo porta-luvas conta com refrigeração. Para auxiliar o motorista nas manobras de estacionamento, o sistema, que inclui sensores instalados nos pára-choques, avisa a aproximação de objetos por sinais sonoros. Se for preciso levar alguma bagagem, o porta-malas de 305 litros pode ser dividido em vários compartimentos, graças ao conceito Moduboard.

Os componentes mecânicos também inspiram modernidade. O sistema de transmissão poderá incluir câmbio de seis marchas com trocas seqüenciais por simples toques na alavanca.

Sérgio Habib, presidente da Citroën do Brasil, anunciou que a marca vai expor no Salão Internacional do Automóvel, em outubro, o compacto C3, que será o carro mais barato da marca e o segundo produzido em Porto Real, RJ.

Voltar ao topo