Cheio de opções na compra de sua bigtrail de alta cilindrada

Os motociclistas apaixonados pelo segmento de motocicletas bigtrail de alta cilindrada têm motivos de sobra para sorrir. O mercado nunca ofereceu tantas opções para eles como agora. Praticamente todas as marcas premium, com exceção da Harley-Davidson, têm uma representante neste segmento, que já foi dominado pela BMW R 1200 GS e a falecida Honda Varadero XL 1000V. A bigtrail da marca alemã continua viva no mercado e, aliás, domina o ranking de emplacamentos do segmento com 488 unidades até junho deste ano. Mas a Honda não ficou parada e acaba de anunciar a chegada da nova VFR 1200X Crosstourer no Brasil, sua represente para este segmento.

Ainda tem a Ducati, que permanece nas mãos de um importador local no país, e disponibiliza a Multistrada no segmento, além da fabricante austríaca KTM com a 990 Adventure. Todavia, a dificuldade de aquisição e manutenção destas motos deixa os números de mercado das bigtrail destas fabricantes europeias relegadas a um segundo grupo o interessado em comprar uma Multistrada terá de esperar três meses por um novo lote, de acordo com a concessionária da marca em São Paulo.

Quem aproveitou a deixa foi a Yamaha. Trouxe a Super Ténéré 1200 em 2011 e já figura na segunda posição do ranking da Fenabrave com 216 unidades comercializadas até junho de 2012.

Opções japonesas

Antes dominado pelas marcas européias, o segmento bigtrail de alta cilindrada começa a ficar com cara japonesa. Depois da chegada da Super Ténéré, a Kawasaki apresentou, no mês passado, a nova Versys 1000, única representante deste nicho com motor de quatro cilindros em linha. O modelo ainda não aparece nos números de emplacamentos, mas seu preço, R$ 49.990, e os quatro “canecos” alinhados devem fazê-la conquistar uma porção de fãs.

Na mesma esteira da Versys 1000 está a mais nova representante do segmento, a Honda Crosstourer. Com rodas de aro 19 da dianteira e 17 na traseira, ela tem vocação mais on-road e se assemelha muitos mais a Versys 1000 e a Multistrada do que às aventureiras Super Ténéré, R 1200 GS e 990 Adventure. Mesmo assim, a Crosstourer chega com inovações: um motor inédito de quatro cilindros em “V” e o sistema de dupla embreagem, chamado de Dual Clutch Transmission (DCT), já utilizado na VFR 1200F.

Amansado na bigtrail, o propulsor entrega 129,2 cavalos de potência a 7.750 rpm e um torque máximo de 12,8 kgfm a 6.500 rpm, colocando a Crosstourer como a mais potente do segmento. Outro diferencial é o DCT. O câmbio é auxiliado por duas embreagens que trabalham em conjunto. Com o auxílio desta eletrônica, o piloto pode se preocupar somente em selecionar o câmbio automático ou manual e acelerar.

A Honda ainda não divulgou o preço do seu mais novo lançamento, justificando que a chegada da Crosstourer nas concessionárias da marca acontecerá somente em outubro. Mas seu preço sugerido deve ficar entre 55 e 60 mil reais, valor acima do cobrado pela Kawasaki na Versys 1000 (R$ 49.990).

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