C4 Picasso é espaçosa e tem boa performance

Minivan de cinco lugares, o Citroën C4 Picasso torna a marca francesa detentora da mais completa gama de monovolumes do mercado brasileiro.

Assim, a linha passa a ter, em ordem “crescente”, o Xsara Picasso, o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso – este com sete lugares e apenas 12 centímetros maior do que o que acaba de chegar.

Lançada no ano passado no Brasil, de fato o C4 Picasso é bastante parecida com o Grand C4 Picasso.

Mas a grande diferença entre as duas é mesmo a personalidade. O C4 Picasso tem “design” jovial, dinâmico e arrojado.

Nela cabe um casal jovem com dois ou três filhos. Sua esportividade começa pelas grandes entradas de ar, pela lateral com desenho cuja junção de carroceria e vidro tem um formato de raio, até chegar às lanternas traseiras horizontais, que lembram as de um sedã.

No C4 Picasso está presente o conceito Space Vision, que amplia visibilidade e luminosidade.

O para-brisa panorâmico, que oferece para-sol deslizante, tem ângulo de visibilidade de 70 graus, contra os 35 graus de uma minivan tradicional.

Seus vidros laterais traseiros vêm com persianas que abrem e fecham horizontalmente e não na vertical, como na maioria dos veículos que trazem o item.

Seu ar-condicionado pode ser de quatro zonas e entre os equipamentos há o Modubox, que facilita a divisão em compartimentos do porta-malas ou o transporte de objetos fora do veículo. O carrinho removível é feito de um chassi rígido e de uma bolsa flexível em tela removível de 40 litros.

Em seu volante com miolo central fixo, estão regulador e limitador de velocidade e os comandos do rádio.

Não adianta procurar o freio de mão na hora de partir – seu acionamento é elétrico e automático, bastando acelerar.

Para não ocupar espaço entre os assentos dianteiros, uma haste na coluna de direção cumpre o papel de alavanca de transmissão. No modo sequencial, trocam-se as marchas por borboletas embutidas na direção. São dignos de nota, o perfumador de ambiente e o sensor de qualidade do ar.

Para garantir a segurança a bordo, o modelo oferece freios com sistema ABS (antitravamento), AFU (auxílio à frenagem de urgência), ESP (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), sete “airbags” (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista), fixação Isofix para cadeirinhas de crianças, brake-light, entre outros itens.

Avaliado pelo Jornal do Automóvel em trechos urbanos e rodoviários entre Curitiba e Caiobá no litoral paranaense, o C4 Picasso mostrou-se agradável de dirigir, graças ao seu motor 2.0 16V a gasolina de 143 cv (cavalos).

Embora o modelo seja apresentado como tendo vocação urbana, ele demonstrou que vai muito bem na estrada. O C4 oferece prazer de dirigir com as vantagens de uma minivan. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 2.0 a gasolina, 16V, 1.997 cm³ de cilindrada
Potência: 143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático de quatro velocidades
Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e braços inferiores triangulares; traseira de travessa deformável e amortecedores hidráulicos telescópicos
Freios: a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS (antitravamento), REF (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ASR (sistema antipatinagem) e AFU (auxílio à frenagem de urgência)
Dimensões: 4,47 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,74 m de entreeixos
Peso: 1.511 kg
Tanque: 60 litros
P. Malas: 490 a 1.775 litros (dependendo da configuração dos bancos)
Preço: R$ 80.700,00

Voltar ao topo