Autopar contou mais de 42 mil visitantes

O momento positivo que os segmentos de autopeças e de reparação automotiva estão vivendo foram refletidos nesta edição da Autopar – Feira Sul-Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva, que aconteceu de 9 a 12 de junho, no Pavilhão de Exposições do Expotrade, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). Corredores cheios, estandes movimentados e muitos negócios realizados foram características marcantes dos quatro dias de evento. O número de visitantes desta edição superou as expectativas e superou a marca das 42 mil pessoas. Em 2008, a feira tinha somado 40.120.

Esta ampliação se refletiu também na satisfação de expositores e no volume de negócios realizados. As mais de 500 marcas presentes na feira somaram numa primeira prévia, que considera os acordos comerciais fechados durante o evento, os US$ 300 milhões .

“A Autopar mais uma vez cumpriu seu papel de criar um ambiente de interação, geração de negócios e de divulgação de produtos, marcas e empresas do setor automotivo”, afirma Cássio Dresch, diretor Comercial da Diretriz Feiras e Eventos, empresa responsável pela promoção e organização da Autopar. “É a segunda maior feira do segmento em todo o país e cada vez mais confirma sua importância no cenário nacional”, completa.

Os expositores afirmam que o evento é hoje sinônimo de bons de negócios. “Sentimos o crescimento da Autopar em relação à edição anterior. Neste ano, a feira superou as nossas expectativas, teve um público bem interessado no setor de autopeças e acredito que teremos ótimos fechamentos de negócios nos próximos meses”, revela o diretor da Raja Autopeças de Belo Horizonte (MG), João Paulo de Souza.

“A Autopar deste ano foi muito boa, trouxe opções de novos mercados e novas regiões para nossa atuação”, conta a administradora da empresa curitibana CWB Autopeças, Gisele Santos. “A feira foi muito boa e atingiu nossas expectativas de visitação e negócios”, comemora Paulo Vianna, chefe de vendas da Bosch que, no Brasil, tem sua matriz na cidade de Campinas (SP).

O volume de negócios gerado pela Autopar deve aumentar nos próximos meses, já que a feira também funciona como um ambiente onde são feitos primeiros contatos e prospecções. Nas semanas seguintes ao evento é que as parcerias iniciadas dentro do pavilhão vão sendo concretizadas.

“A Autopar é uma feira consolidada dentro do calendário nacional, pois atrai um público bem selecionado e nos dá a oportunidade de prospecção de clientes com ótimo potencial de vendas”, explica o gerente de vendas da empresa paulista Continental Contitech, Paulo Lira. “Nós conseguimos apresentar nossas novas linhas de produtos e acreditamos que fecharemos excelentes negócios no período de pós-feira”, avalia o supervisor Comercial da Universal Automotive, de Osasco (SP), Leandro Duarte. “A Autopar vem se tornando uma ótima feira de negócios, com um público específico e interessado”, completa.

Mercado

Não é à toa que o mercado de autopeças e de reparação automotiva fez tanta festa nesta edição na Autopar.

A expansão do segmento vem acompanhando o crescimento das vendas de veículos novos, e também de oportunidades específicas, como as inspeções ambientais, que começam a ganhar força em várias regiões do Brasil e que, em alguns estados, já se tornaram lei.

A produção de veículos, de acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cresceu 20,7% entre janeiro e maio deste ano, em comparação com os cinco primeiros meses de 2009, somando 1.433.933 unidades.

Para os próximos meses, segundo a Anfavea, o otimismo deve ser mantido, já que as projeções da entidade são de encerrar o ano de 2010 com alta de 6,5% no número de ve&iacut,e;culos fabricados, em comparação com o ano passado.

“O crescimento do setor automotivo e de reparação automotiva é fruto do trabalho do empresário. E a participação de mais de 500 empresas na Autopar mostra a evolução deste segmento no estado”, disse, em seu discurso, no evento de abertura da Autopar 2010, Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná.

Foco no visitante

A Autopar reúne o que existe de mais atual no segmento automotivo e de reparação automotiva, englobando os setores de autopeças, motopeças, ferramentas, pneus, equipamentos para teste, tuning, oficinas mecânicas e elétricas, e funilaria e pintura, entre vários outros. Além de toda essa diversidade, os expositores também apostaram nas mais diversas atrações para chamar a atenção dos visitantes.

“Nós investimos bastante na nossa divulgação aqui na feira e ficamos extremamente satisfeitos com o retorno que o evento nos trouxe”, afirma André Barros, comercial e marketing da Zeene, de São Paulo (SP). “A feira é uma ótima oportunidade para tratarmos nossos clientes com toda a atenção que eles merecem”, diz Itamar José Mesatto, diretor comercial da Rolemar, de Londrina (PR).

Mas não foram apenas os lançamentos, tecnologias e novas opções em produtos para o setor automotivo que os visitantes puderam conferir de perto na Autopar.

A feira também é conhecida como um dos principais canais para a divulgação de informações e conhecimento.

Tanto que várias palestras foram realizadas dentro do pavilhão de exposições, em ações focadas de alguns expositores.

No estande do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa/PR), por exemplo, temas como Gestão de Oficinas, Entrega Técnica de Veículos, Produtos e Manutenção Automotiva, Manutenção Preventiva, Como Cuidar do Meu Veículo, entre diversos outros, foram abordados. Outros expositores também investiram na formação do público visitante.

A Revista O Mecânico montou no espaço da empresa dentro do pavilhão mais uma etapa do Projeto Atualizar que aborda temas técnicos ligados ao dia-a-dia do profissional do segmento por meio de parcerias com empresas do setor automotivo.

Ainda com foco no treinamento e qualificação, também foram realizadas palestras no estande da Mecânico 2000, também voltadas à formação técnica. Mais informações sobre a Autopar em www.feiraautopar.com.br.

Voltar ao topo