Audi A3 ganha sistema “start/stop”

Ser o primeiro a lançar novidade na indústria automobilística hoje em dia vale muito. Mais ainda se esta tiver um apelo ecológico.

E foi com o objetivo de tirar vantagem dessa tecnologia ecológica que a Audi apresentou nos últimos dias o primeiro veículo com câmbio automático a oferecer o sistema “start/stop” de série.

O recurso desliga o motor automaticamente em paradas curtas – para reduzir o consumo de combustível e, conseqüentemente, as emissões de poluentes – e religa o motor assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. O modelo escolhido para a estréia do sistema foi o “hatch” médio A3.

Inicialmente, o “start/stop” será oferecido nas carrocerias duas portas e Sportback equipadas com os motores 1.6 litro TDI e 1.4 litro TFSI, ambos de quatro cilindros em linha.

O motor turbo-diesel produz 105 cv de potência a 4.400 rpm e 25,5 kgfm de torque máximo entre 1.500 e 2.500 giros. E o motora gasolina turbinado entrega 125 cv e um torque de 20,4 kgfm entre 1.500 rpm e 4 mil giros.

Com o sistema “start/stop” (que desliga o motor quando o veículo se encontra parado) em conjunto com o câmbio S-Tronic de dupla embreagem e seis velocidades (com modo sequencial) acopladas aos motores, o Audi 1.6TDI é capaz de rodar até 23,8 quilômetros em ciclo misto, com apenas um litro de diesel. No caso do modelo com motor 1.4 TFSI, o consumo chega a 18,8 km/l de gasolina.

A versão 1.6 TDI desenvolve 105 cavalos de potência a 4.400 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm, permitindo ao A3 acelerar de 0 a 100 km/h em 11s4 e chegar a 194 km/h.

E o modelo 1.4 TSFI gera 125 cv a 6 000 rpm e 20,4 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm, números que levam o “hatch” a acelerar de 0 a 100 km/h em 9s3 e a alcançar 203 km/h. É um performance interessante, econômica e ecológica combinar sistema “star/stop” com câmbio S-Tronic.

Voltar ao topo