Atrasos de vôos atingem aeroportos de todo o Brasil

Na véspera do feriado de Finados, passageiros de todo o Brasil enfrentaram mais um dia de transtornos por conta dos atrasos e cancelamentos de vôos, provocados pela operação padrão dos controladores de tráfego aéreo.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, a situação ficou pior que a registrada ontem. Por volta das 16h30, 32 pousos estavam atrasados e 15 ainda esperavam confirmação. Entre as decolagens, 19 ainda não estavam confirmadas e 14 indicavam aos passageiros que procurassem as companhias aéreas. Entre as 6 horas e 11 horas da manhã foram contabilizados 104 vôos atrasados – 57 decolagens e 47 pousos.

Em Ribeirão Preto, quatro vôos sofreram atrasos no Aeroporto Leite Lopes. Em Campinas, oito vôos sofreram atraso no Aeroporto Internacional de Viracopos. Houve atrasos de até uma hora e meia em pousos e decolagens para Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro.

Nos Estados

Em Minas Gerais, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, registrou o cancelamento de 13 vôos das companhias Gol e TAM até as 16 horas. Foram verificados atrasos – de uma hora e meia a duas horas – em pelo menos 34 vôos, sendo 15 pousos e 14 decolagens.

No Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), 103 vôos tinham tido algum problema de atraso na chegada ou na saída e seis foram cancelados até as 18 horas. Como o movimento médio diário é de 150 operações no terminal paranaense, foram afetados aproximadamente 73% das operações. Segundo a Infraero, a média de espera foi de uma hora e meia.

No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, 26 vôos saíram e 21 vôos chegaram com atraso até as 16 horas. Outros quatro vôos (duas saídas e duas chegadas) foram cancelados. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o tempo médio de atraso ficou entre 40 minutos e uma hora e meia. Como o fluxo foi mantido, não houve formação de grandes filas e nem a retenção de grandes grupos de pessoas no saguão.

Até as 15 horas, 11 vôos do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, atrasaram. O maior atraso foi o do vôo 1938 da Gol, vindo de Rio Branco (AC). Ele tinha pouso previsto para 3 horas da manhã, mas só aterrissou às 10h28. No aeroporto, segundo a Infraero, a média de atrasos é em oito vôos diários, com até sete horas fora do previsto. São 120 pousos e decolagens diárias no aeroporto, de cargueiros a jatos particulares, vôos charters e aviões de passageiros.

No aeroporto Marechal Rondon, em Mato Grosso, nenhum vôo foi cancelado nesta quarta-feira. Pelo sexto dia consecutivo, a demora nos embarques e desembarques de passageiros foi de cerca de 1 hora. O aeroporto atende a mais de 500 mil passageiros por ano.

Voltar ao topo