Atenção na hora de adquirir um veículo

“Há clientes que chegam na loja e dão mais importância à empolgação de ter um carro. Acabam deixando de analisar o mais importante, que é verificar se estão fechando negócio com uma empresa idônea, que garante a procedência do automóvel”, alerta José Capoia, dono da Veleiro Veículos, há 18 anos instalado no São Bráz. Ele dá outras dicas ao consumidor que quer adquirir um automóvel, para não entrar numa “roubada”.

Ele mostra que, antes de mais nada, é importante conhecer o estabelecimento: saber se é uma empresa sólida, com todos os registros e autorizações necessárias para a atividade, se o CNPJ não possui restrições junto à Receita Federal, se a loja mostra a nota fiscal de entrada do veículo no estabelecimento e se fornece a nota fiscal da venda, e também, muito importante, verificar se é uma empresa associada à Associação dos Revendedores de Veículos no Paraná (Assovepar), que garante a idoneidade de seus associados. É importante também procurar uma empresa que tenha vendedores capacitados a indicar qual é o veículo ideal às necessidades de cada cliente.

Veleiro Veículos, há 18 anos instalado no São Bráz.

Outra solicitação que o consumidor pode fazer ao lojista, são as verificações sobre a procedência. Alguns lojistas possuem maneiras de consultar por telefone ou internet se o carro já foi batido, além de chamar equipes especializadas em vistoria, que dirão se o automóvel não é roubado ou se não teve peças trocadas ou numeração de chassis adulterada.

Ainda sobre a qualidade do veículo, Capoia aconselha sempre ao cliente levar um mecânico até a loja, para que verifique o estado do motor e lataria.

Josué Vieira dos Santos, gerente da Julicar Veículos, há seis anos no São Brás, ressalta outro aspecto importante. “Escolha uma empresa que tenha bom atendimento e transparência”.

Hoje, ele analisa, a grande maioria dos clientes busca o financiamento do valor total do veículo, e por isso é importante a transparência na negociação. Hoje há vários bancos e instituições financeiras idôneas, que oferecem os mais variados planos de financiamentos.

Uma boa dica também é trabalhar com lojas que peguem veículos de concessionárias, que só adquirem seminovos após serem feitas todas as checagens de procedência. “Sempre que possível busco também pesquisar e entrar em contato com o proprietário anterior do automóvel, para me certificar que não é carro roubado ou furtado”, alerta Santos.

Voltar ao topo