Assessor de Janene é o homem da mala do mensalão, diz revista

São Paulo (AE) – A revista Época traz como destaque de sua edição desta semana, matéria dizendo que João Cláudio Genu, o assessor do deputado José Janene, líder do PP na Câmara, seria o "homem da mala" do mensalão, esquema de pagamento a deputados denunciado pelo deputado Roberto Jefferson, do PTB. Segundo a publicação, ele seria um dos principais operadores do esquema.

A matéria informa que, procurado nas últimas semanas no gabinete do deputado Janene, Genu não foi encontrado e uma secretária chegou a informar que ninguém com esse nome trabalharia lá. Genu acabou sendo localizado e negou as acusações, mas a revista insistiu na denúncia ouvindo outras fontes e salientou que chegou ao nome do assessor após semanas de apuração, inclusive com a ajuda de informações de deputados, assessores, ex-funcionários de Janene e de fontes da bancada do PP que contaram em detalhes como funcionaria o esquema do mensalão.

Segundo o texto, o dinheiro não era entregue diretamente pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e que Genu era o encarregado da distribuição. Janene também foi ouvido e disse que as acusações eram uma calúnia. "Confio no meu assessor e vou mantê-lo no cargo", afirmou.

A revista chegou a fazer um levantamento do patrimônio de João Cláudio Genu, segundo o qual, "o assessor é dono de um apartamento de luxo, uma casa no setor de mansões de Brasília e cinco carros, dois deles importados. Numa primeira avaliação, nos últimos cinco anos ele teria amealhado entre R$ 1,5 a R$ 2 milhões. Metade disto, só no governo atual".

Voltar ao topo