Arsenal do crime tem mais de 3,9 milhões de armas de fogo

Mais de cinco milhões de armas de fogo estão registradas no Brasil e 3.995.970 estão na posse de criminosos. Esses são alguns dos dados levantados por um estudo feito pela ong Viva Rio junto com a Iser e a Small Arms Survey.

A ong estima que em todo país existam cerca de 17.314.885 armas de fogo de pequeno porte. Destas, 23% são usadas em atividades criminais, 28% estão em posse informal e 49% são legalizadas. Em entrevista à Rádio Nacional AM, o coordenador do programa Controle de Armas da Viva Rio, Antônio Rangel, afirma que a população tem demonstrado vontade de contribuir com a campanha de desarmamento. Em todo o país, em 2002, mais de 38 mil pessoas foram mortas por armas de fogo.

Apesar dos bons resultados, Rangel destaca que ainda há muito a ser esclarecido sobre a campanha, suas intenções e razões. A falta desse esclarecimento fez com que a iniciativa perdesse parte do apoio da opinião pública. "Essa conclusão se presta a que as pessoas achem que a campanha de desarmamento visa a baixar a criminalidade e o número de crimes cometidos.

Segundo ele, isso nunca foi proposta da campanha que objetiva sim "diminuir a ocorrência de homicídios por motivações fúteis". Na opinião de Rangel, as autoridades deveriam informar melhor a população sobre o Estatuto do Desarmamento.

Voltar ao topo