Argentina, Suíça, Noruega e Letônia elevam juros

A manhã desta quinta-feira é marcada por anúncios de aumentos de juros em quatro países: Suíça, Argentina, Noruega e Letônia.

O banco central da Noruega elevou a sua principal taxa de juro em 0,25 ponto porcentual, para 4% ao ano, em uma decisão largamente esperada pelos mercados financeiros. O banco também divulgou um novo relatório de inflação, no qual elabora suas perspectivas para economia e inflação. No documento, o BC elevou a sua projeção de 4,5% para 5% para o rumo futuro das taxas de juros para o final de 2007.

O banco central da Letônia, uma ex-república soviética, elevou a sua taxa de juros de 5% para 5,5% ao ano, com o objetivo de conter a inflação.

Mais cedo, o banco central da Suíça elevou a sua taxa básica de juro em 0,25 ponto porcentual, confirmando as expectativas dos economistas. Após o encontro trimestral de política monetária, o banco suíço elevou a faixa para a Libor em franco suíço de três meses, sua principal taxa de juro, para 1,75% a 2,75%. Ao mesmo tempo, confirmou que continuará tendo como meta o meio dessa faixa, ou 2,25%, acima do foco anterior de 2%.

A Argentina também promoveu um aperto monetário hoje, elevando a sua taxa de recompra de 6,5% para 6,75% ao ano.

Voltar ao topo