Aquecimento é ‘inequívoco’ e obra humana, indica comitê

O alerta sobre aquecimento global, emitido pelo principal comitê científico internacional encarregado de analisar o problema, é direto e brutal: "o aquecimento do sistema climático é inequívoco", a causa é "muito provavelmente" humana e o efeito "continuará pelos próximos séculos". Na divulgação oficial hoje, em Paris, de um relatório de 21 páginas sobre o que é o aquecimento global e como ocorre – mas sem dizer ao mundo o que fazer a respeito – o Painel Internacional sobre a Mudança Climática (IPCC) ofereceu uma visão sombria do estado atual do meio ambiente e fez previsões ainda mais preocupantes a respeito do futuro.

"O aquecimento do sistema climático é inequívoco, como agora é evidente, graças a obervações de elevações na temperatura global média do ar e dos oceanos, vasto derretimento do gelo e das neves, e elevação do nível médio do mar em escala global", diz o texto.

O presidente do painel, o cientista indiano Rajendra Pachauri, referiu-se ao relatório como "um documento muito impressionante, que avança vários passos em relação à pesquisa prévia". Uma importante cientista do governo dos Estados Unidos, Susan Solomon, declarou, durante o lançamento, que "não pode mais haver questão de que o aumento nos gases do efeito estufa é dominado pelas atividades humanas".

O relatório afirma que já se pode atribuir às emissões provocadas pelo homem problemas como o menor número de dias frios, noites mais quentes, ondas de calor letais, enchentes e chuvas pesadas, secas devastadoras e um aumento na força de tempestades e furacões, principalmente no Oceano Atlântico. E se a situação já parece ruim, os efeitos durante o século 21 "serão muito provavelmente, maiores que os observados durante o século 20".

Voltar ao topo