Aporte de progresso

Curitiba poderá ser a sede da primeira universidade tecnológica do Brasil. A realidade está próxima de acontecer com a atribuição dessa qualidade ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), instituição criada em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, transformada em Escola Técnica Federal do Paraná, em 1978.

O processo teve o passo inicial dado com a aprovação do projeto de credenciamento, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

O relator do projeto, deputado Alex Canziani (PTB-PR), solicitou regime de prioridade para a tramitação do mesmo e seu relatório foi aprovado sem restrições pelos membros da comissão. Está configurada a alvissareira probabilidade da transformação do Cefet na primeira universidade tecnológica do País.

Numa avaliação imediata da medida, pode-se afirmar com convicção estar a respeitada escola em vias de receber o reconhecimento definitivo do excelente serviço educacional prestado a milhares de jovens paranaenses, que nela iniciaram ou complementaram sua formação. O Cefet-PR tem hoje 12,5 mil alunos regulares, 1,3 mil professores e 560 técnicos administrativos.

Tendo alcançado elevados padrões de ensino, pesquisa e extensão – aspectos fundamentais da instituição universitária – o Cefet está em condições de realizar um programa muito mais abrangente, tendo em vista que a transformação lhe dará autonomia institucional e acesso a órgãos de desenvolvimento de pesquisa.

A sociedade aplaude, mas aguarda a aprovação final do projeto, afinal, uma retribuição ao extraordinário aporte de riqueza e progresso gerado no Paraná.

Voltar ao topo