Apontando caminhos

Auxiliar os professores na busca por caminhos que ajudem a mudar o panorama da leitura em nosso País consiste em uma necessidade premente, tendo em vista não apenas o objetivo da página Educação em Pauta, mas também considerando a realidade da docência brasileira, carente de fontes de capacitação e de materiais de apoio que auxiliem o professor em seu trabalho, na sala de aula.

É também importante ponderar que não basta o incentivo ao gosto pela leitura nos estudantes, ou ainda levar os professores a desenvolver a capacidade de bem interpretar o que lêem, fomentando assim o processo de amadurecimento da leitura crítica. É preciso criar práticas passíveis de utilização no espaço escolar.

Para incentivar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, apresentamos o jornal como uma ferramenta didática eficaz, pois a leitura do jornal na sala de aula pode levar o aluno e o professor a ampliarem seu universo cultural, político e social, uma vez que passam, através da leitura cotidiana de textos noticiosos, a inteirar-se das mais diversas atividades humanas ocorridas no Estado, no País e no mundo.

Assim, é importante que o professor não considere o jornal somente como um veículo de informação, mas que também saiba usá-lo como um instrumento para a formação de cidadãos capazes de identificar, enfrentar e propor soluções às diversas situações do dia-a-dia.

A primeira proposta consiste em realizar a leitura do caderno Esportes, apresentando algumas ações didáticas diversificadas que facilitam a aproximação de vários conceitos dos conteúdos escolares.

O que pretendemos?

Ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito dos esportes praticados no Brasil, a partir da leitura de matérias publicadas no caderno Esportes de O Estado do Paraná.

Como desenvolver a proposta?

* Organizar os alunos em pares ou trios, distribuindo um caderno ?Esportes? para cada grupo.

* Propor aos alunos que folheiem o caderno e identifiquem as modalidades de esportes que são abordadas, fazendo uma listagem no quadro de giz.

* Solicitar aos grupos que escolham uma das modalidades sobre a qual escreverão uma matéria. Para isso, o grupo deve levantar informações sobre o esporte escolhido, usando como referência a matéria lida no jornal. Por exemplo:

Futebol – Quais times estão citados nas matérias? De onde são: cidade, estado, região? Qual o tema da matéria: campeonato, Copa do Mundo? Quais jogadores estão em destaque? Quais os times desses jogadores? Que outras informações aparecem na matéria? Etc.

* Propor e orientar a elaboração de um texto sobre o assunto.

* Fazer a leitura da matéria produzida.

* Comentar as matérias apresentadas e propor a reescrita, se necessária. Os grupos devem ilustrar a matéria produzida com fotos retiradas do jornal.

* Organizar as matérias produzidas pelos alunos num caderno, separadas por modalidade de esporte.

Outras possibilidades

* Usar o mapa do Brasil Político / Regional para localizar os estados e as regiões brasileiras dos principais times do Brasil.

* Organizar os alunos em pares ou trios e orientar uma pesquisa (em sala de aula) sobre aspectos históricos, geográficos e turísticos desses estados. Fazer o registro das informações coletadas em painel.

* Abordar aspectos éticos relacionados ao esporte: honestidade, fraudes, espírito de equipe, respeito pelo adversário, violência.

* Abordar aspectos éticos das torcidas. Quais as torcidas mais se destacam no Brasil e no mundo? Por quê?

* Analisar as diversas funções no esporte (divisão de trabalho): o esportista, o técnico, o juiz, os profissionais de saúde, os administradores.

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