Apoio à diversificação para cultura do fumo

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, estará em Santa Cruz do Sul (RS) nesta segunda-feira, 30, para apresentar o Programa de Apoio à Diversificação Produtiva das Áreas Cultivadas com Fumo. O seminário, que reunirá representações dos agricultores, instituições de ensino e lideranças dos municípios da região, será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e da Alimentação (Rua Fernando Abott, 1212), às 14h30. Além do ministro, estarão presentes o secretário nacional de Agricultura Familiar do ministério, Valter Bianchini, e o delegado federal do MDA no Estado, Nilton Pinho de Bem.

O programa propõe quatro eixos estratégicos, que contemplam o financiamento, a pesquisa, a assistência técnica e o apoio ao fortalecimento de mercado dos produtos alternativos ao fumo. Com isso, o governo federal pretende apoiar os agricultores presentes em regiões fumicultoras tradicionais que estejam dispostos a diversificar as suas atividades, implantando novas culturas agropecuárias. A partir do debate de segunda-feira, governo e trabalhadores deverão ter um calendário de trabalho para finalizar o programa, que contará com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Rossetto vai expor também a posição do governo brasileiro em relação à convenção-quadro para o controle do tabaco, que será tratada na Conferência das Partes, em Genebra, na Suíça, entre os dias 2 e 16 de fevereiro. O encontro irá reunir os 116 países que assinaram o tratado da Organização das Nações Unidas. Do Brasil, participarão técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, da Agricultura e de Relações Exteriores.

Voltar ao topo