Angra 3 será tema de reunião do CNPE, diz Rondeau

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse nesta quarta-feira (2) que a próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) "com certeza terá Angra 3 em sua pauta de discussões". "Não posso garantir que a reunião já terá uma decisão definitiva sobre a continuidade ou não da usina, mas certamente entraremos num nível maior de detalhamento e discussões sobre o tema que envolve não somente Angra 3, mas todo o programa nuclear brasileiro", afirmou em entrevista durante a Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, nos Estados Unidos.

Segundo ele, a energia nuclear seria uma opção rápida e menos poluente para substituir projetos para a construção de usinas hidrelétricas, que hoje enfrentam dificuldades para a liberação de licenciamento ambiental. "É claro que Angra 3 não substitui um projeto do porte do Rio Madeira. Isso terá que ser feito com usinas termelétricas movidas a gás, que são mais caras e mais poluentes. Mas precisamos pensar no desenvolvimento da tecnologia nuclear", comentou.

O ministro se disse confiante na liberação, em breve, do processo de licenciamento do Complexo do Rio Madeira. Ele afirmou ainda que "não há porque temer" um novo racionamento se esse projeto não for concluído dentro do prazo previsto. "Existem mecanismos que permitem a substituição da energia que seria gerada pelo Madeira por termelétricas a gás, que podem ser construídas em tempo hábil", afirmou.

Voltar ao topo