Anac registra atraso acima de 1 hora em 19,5% dos vôos

Um novo boletim divulgado nesta terça-feira (12) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou uma tendência de normalização nos aeroportos do País. Segundo a Anac, da zero hora às 10h30 de hoje, 19,5% dos vôos foram afetados com atrasos acima de uma hora. De 587 pousos e decolagens programados, 115 tiveram atrasos e oito foram cancelados.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, liderava a lista, com 14 atrasos. Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e o de Belém, no Pará, dividiam a segunda posição com nove atrasos cada um. Na seqüência, estavam os aeroportos de Brasília com oito vôos atrasados, e o internacional do Rio, com sete atrasos.

Balanço de ontem

A Anac também divulgou hoje o balanço dos atrasos de ontem. Segundo o boletim, 29,7% dos vôos de ontem tiveram atrasos acima de uma hora. De 1.886 pousos e decolagens programados, 561 foram afetados por atrasos e 64 foram cancelados. O alto índice de atrasos ocorreu devido ao corte de energia no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-2), em Curitiba.

O corte foi efetuado ontem às 12 horas e restabelecido às 13 horas. Durante esse período, o controle de tráfego aéreo foi realizado convencionalmente e teve de ser aumentado o espaçamento de pousos e decolagens, o que originou um efeito cascata de atrasos e que se refletiu, principalmente, nos aeroportos das regiões Sul e Sudeste do País. De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o corte era parte do processo de modernização dos equipamentos e já estava programado.

Voltar ao topo